Presidente do TSE destaca que 2º turno correu em clima de normalidade — Rádio Senado

Presidente do TSE destaca que 2º turno correu em clima de normalidade

LOC: O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS CORREU EM CLIMA DE NORMALIDADE. 

LOC: A ANÁLISE É DA PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, CARMEM LÚCIA. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

TÉC: A presidente do TSE, a ministra Carmem Lúcia, disse que não houve qualquer incidente relevante no segundo turno das eleições municipais. Segundo ela, o clima em todo o país foi de tranquilidade e a apuração, rápida. A primeira cidade a concluir a contagem de votos foi Vitória, a capital do Espírito Santo, que em 44 minutos soube que o médico Luciano Rezende, do PPS, foi eleito para administrar o município pelos próximos quatro anos. A ministra Carmem Lúcia considerou preocupante que cerca de 19% dos eleitores das cinquenta cidades onde houve segundo turno não tenham ido votar, número superior ao verificado na primeira etapa, quando 16,41% não foram às urnas.  

(CL) Cabe aos órgãos tanto da Justiça Eleitoral quanto principalmente os especialistas, os cientistas políticos, fazermos a avaliação porque é sim preocupante qualquer aumento que já vinha tendo nas últimas eleições. Isto algumas vezes pode acontecer no segundo turno. Agora, toda abstenção não é boa, porque significa que a legitimidade que quanto maior for a presença acaba dando pode levar a um questionamento. 

(REPÓRTER) a ministra Carmem Lúcia afirmou ainda que antes da diplomação dos candidatos eleitos, que deve acontecer até 19 de dezembro, o TSE deverá ter julgado todos os recursos de candidatos que participaram do primeiro turno das eleições. No segundo turno, todos os recursos já foram julgados.
28/10/2012, 08h31 - ATUALIZADO EM 28/10/2012, 08h31
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00