Fora dos EUA, Obama é favorito, aponta pesquisa — Rádio Senado

Fora dos EUA, Obama é favorito, aponta pesquisa

LOC: NO DIA SEIS, OS AMERICANOS DECIDEM QUEM VAI OCUPAR A CASA BRANCA NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS. APESAR DE PESQUISAS DOS EUA MOSTRAREM ACIRRADA DISPUTA, LEVANTAMENTO EM OUTROS PAÍSES FEITO PELA BBC APONTA DEMOCRATA COMO MELHOR ESCOLHA. 

LOC: O SENADOR EDUARDO SUPLICY CONCORDA E AFIRMA QUE O DEMOCRATA BARACK OBAMA É UM SUCESSOR DOS IDEAIS DE MARTHIN LUTHER KING. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: Segundo levantamento divulgado pela BBC, em 20 dos 21 países pesquisados, o presidente democrata Barack Obama é visto como a melhor escolha. A pesquisa não inclui os EUA e foi feita entre julho e setembro pelo instituto GlobeScan. 50 por cento dos entrevistados disseram que torcem por Obama. Somente 9 por cento preferem o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Os restantes declararam não ter preferência. O maior índice de popularidade de Obama está na França - 72%, seguido pela Austrália, Canadá e Nigéria. No Brasil, Reino Unido e Panamá o democrata é preferido por 65% dos entrevistados. Romney vence apenas no Paquistão, onde foi citado por 14% dos entrevistados. Para o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Obama traz consigo os ideais de Martin Luther King – o líder dos movimentos pelos diretos civis na década de 60 nos Estados Unidos. 

(SUPLICY) Acho que Obama é de longe o melhor presidente com respeito à alternativa ao Mitt Romney que é um conservador que poderá causar mais problemas para os Estados Unidos e todo o mundo. Barack Obama é um sucessor dos ideais de Marthin Luther King Jr, teria até sugestões para ele, que estenda para todos os Estados Unidos a experiência pioneira e tão positiva que existe no Alaska que depois de 30 anos de dividendos pagos igualmente para toda a população fez do Alaska o mais igualitário dos 50 estados norte-americanos. 

(REP) Segundo a pesquisa, em sete dos 15 países pesquisados em 2008 e 2012, o índice de aprovação de Obama subiu. São eles: França, Brasil, Reino Unido, Panamá, Indonésia, Índia e Turquia. A popularidade do democrata caiu no Quênia - terra natal do pai de Obama - e também no México, na Polônia e na China.
24/10/2012, 00h11 - ATUALIZADO EM 24/10/2012, 00h11
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00