Cinquenta cidades terão 2º turno no próximo domingo — Rádio Senado

Cinquenta cidades terão 2º turno no próximo domingo

LOC: CINQUENTA CIDADES VÃO TER SEGUNDO TURNO DE ELEIÇÕES NO PRÓXIMO DOMINGO. 

LOC: DESTAS, 17 SÃO CAPITAIS EM QUE NENHUM CANDIDATO A PREFEITO OBTEVE MAIORIA NO PRIMEIRO TURNO. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: De acordo com a Constituição, todas as cidades com mais de 200 mil eleitores estão sujeitas a um segundo turno nas eleições para prefeito se nenhum dos candidatos obtiver mais de metade dos votos na primeira votação. É uma oportunidade para comparar melhor as propostas e o perfil dos dois primeiros colocados, e muitas vezes, de mudar o voto. Em 2012, este foi o caso de 50 cidades, como anunciou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmen Lúcia. 

(Carmen Lúcia) Para o segundo turno ficaram 50 municípios em 19 estados da federação, sendo 17 desses municípios capitais. Apenas 9 elegeram em primeiro turno. Portanto temos ainda o segundo turno e sabemos que teremos muito trabalho, principalmente pelo número de capitais que ainda se submetem a um segundo turno. 

(Repórter) Nas 50 cidades, vão às urnas novamente 31 milhões, 726 mil eleitores. São Paulo é o estado com o maior número de municípios que terão eleição: 12. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com sete cidades, e em terceiro o Paraná, onde todos os cinco municípios com mais de 200 mil eleitores terão nova votação. Entre as 17 capitais que terão segundo turno, a maioria está na região nordeste: seis capitais – Salvador, Teresina, Natal, Fortaleza, São Luís e João Pessoa. Na região norte, ainda não escolheram prefeito Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Belém e Macapá. Na região Sudeste, São Paulo e Vitória; na Centro-Oeste Cuiabá e Campo Grande; e na região Sul, Curitiba e Florianópolis. As regras para o segundo turno são as mesmas do primeiro. A votação começa às oito da manhã e termina às cinco da tarde, horário local. Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. É importante levar o título para localizar a seção eleitoral. É proibido usar celular ou máquina fotográfica no momento de votar, comparecer em trajes de banho, portar armas ou participar de campanhas de boca-de-urna. E mesmo quem não votou ou não justificou a ausência no dia 7 de outubro deve comparecer às urnas ou aos postos de justificativa no domingo. Quem tiver de justificar a ausência também vai precisar do número do título para preencher o formulário de justificativa.
22/10/2012, 00h39 - ATUALIZADO EM 22/10/2012, 00h39
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00