Congresso homenageia o ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães — Rádio Senado

Congresso homenageia o ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães

LOC: O CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEOU O EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS ULYSSES GUIMARÃES.  

LOC: HÁ VINTE ANOS, O SENHOR DIRETAS MORREU EM UM ACIDENTE DE HELICÓPTERO, NO LITORAL DO RIO DE JANEIRO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Sonora - Ulysses Guimarães) Declaro promulgada, o documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil, que Deus nos ajude, que isso se cumpra.  

(Repórter) Foi com essas palavras que, em 5 de outubro de 1988, o então deputado federal Ulysses Guimarães avisou que, após mais de vinte anos de ditadura, o Brasil voltava a ter uma constituição feita por representantes do povo. Uma constituição cidadã. E como lembrou o vice-presidente da República, Michel Temer, os brasileiros voltaram a ter seus direitos garantidos. 

(Michel Temer) Direitos individuais, democracia participativa, os direitos sociais, as garantias e os direitos individuais foram pregações levadas adiante pelo doutor Ulisses e acolhidas por todos aqueles que acompanhavam a sua liderança. 

(Repórter) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, também recordou do trabalho de Ulysses Guimarães na Assembleia Nacional Constituinte. E reforçou a habilidade política do homem que por onze mandatos foi deputado federal. 

(José Sarney) Ulysses sempre soube atuar muito bem sobre os núcleos de decisão. Ele sabia como essas coisas são tomadas e sabia atuar no momento exato e no momento preciso. Ele era uma voz que não podia deixar de ser ouvida e era uma força de equilíbrio. 

(Repórter) Ulysses Guimarães sempre fez oposição à ditadura militar e, em 1985, foi um dos articuladores do movimento Diretas Já, quando ganhou o apelido de Senhor Diretas. Em 12 de outubro de 1992, Ulysses Guimarães desapareceu em um acidente de helicóptero no litoral do Rio de Janeiro. Seu corpo não foi encontrado.
15/10/2012, 06h52 - ATUALIZADO EM 15/10/2012, 06h52
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00