Universidades terão que reservar 12,5 % das vagas já em 2013 — Rádio Senado

Universidades terão que reservar 12,5 % das vagas já em 2013

LOC: DOZE E MEIO POR CENTO DAS VAGAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PARA O INÍCIO DE 2013 TERÃO DE SER RESERVADAS PARA ESTUDANTES QUE FIZERAM TODO O ENSINO MÉDIO EM COLÉGIO PÚBLICO. 

LOC: MESMO AS INSTITUIÇÕES QUE JÁ LANÇARAM EDITAIS PARA OS VESTIBULARES VÃO PRECISAR SE ADEQUAR À MUDANÇA. O DECRETO QUE REGULAMENTA A LEI DAS COTAS DEVE SER PUBLICADO NESTA SEMANA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) A cota de 50% só deverá ser implantada por todas as universidades e institutos federais no segundo semestre de 2016. Mas a lei exige que, até lá, as instituições apliquem pelo menos 25% da reserva de vagas a cada ano. Ou seja, já no início de 2013, 12,5% das vagas deverão ser destinadas a estudantes de escolas públicas: 7,25% para alunos com renda familiar de até um e meio salário mínimo per capita. Dentro deste total, também deverá ser incluída porcentagem para negros, pardos ou indígenas, com base no censo do IBGE. Com a exigência de aplicação imediata da lei, anunciada pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, várias universidades suspenderem os editais para os vestibulares. Entre elas, a Universidade de Brasília. E em Pernambuco, as datas da segunda fase do vestibular foram canceladas até que a regulamentação seja publicada. Ao todo, 19 instituições já haviam publicado editais sem a previsão de cotas. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, relator do projeto que originou a lei de cotas, afirma que dificuldades operacionais não podem ser usadas como justificativa para adiamento da vigência das cotas sociais 

(Paulo Paim) 90% estudam, no ensino básico, em escolas públicas; 10%, na escola privada. Depois, há uma inversão de valores, porque aqueles que vêm da escola pública acabam tendo que ir, grande parte, não todos, à universidade privada. Eu tenho viajado muito pelo Brasil... e quando eu explico que dos 90%,vão ter 50% da escola pública; e que 10% vão ter os mesmos 50%, as pessoas que eram contra, num primeiro momento, passam a ser favoráveis.O importante é que avançamos, fortalecendo a escola pública 

(Repórter) Paulo Paim lembrou que parte das universidades brasileiras já adota algum tipo de cota ou de ação afirmativa. E que o Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, considerou a lei de cotas constitucional.
08/10/2012, 01h34 - ATUALIZADO EM 08/10/2012, 01h34
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00