CPI retoma trabalhos com depoimento de Carlos Leréia nesta terça-feira — Rádio Senado

CPI retoma trabalhos com depoimento de Carlos Leréia nesta terça-feira

LOC: A CPI MISTA DO CACHOEIRA RETOMA OS TRABALHOS NESTA TERÇA-FEIRA COM O DEPOIMENTO DE UM DEPUTADO QUE, SEGUNDO A POLÍCIA FEDERAL, ATUAVA COMO INFORMANTE DO CONTRAVENTOR.  

LOC: MAS OS INTEGRANTES DA COMISSÃO QUEREM DISCUTIR A PRORROGAÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES PREVISTAS PARA SEREM ENCERRADAS NO DIA 4 DE NOVEMBRO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Depois de quase dois meses sem audiências públicas, a CPI Mista do Cachoeira volta a se reunir nesta terça-feira. Os integrantes da Comissão vão tomar o depoimento do deputado Carlos Leréia, do PSDB de Goiás. Segundo a Polícia Federal, o parlamentar seria uma espécie de informante do grupo do contraventor Carlinhos Cachoeira. O deputado, de acordo com as investigações, ainda usava um cartão de crédito do bicheiro. Carlos Leréia confirmou amizade com Cachoeira, mas negou envolvimento com os negócios do contraventor. Essa é a segunda vez que o parlamentar é convocado. Apesar de ter escolhido a data, ele desistiu de comparecer à CPI no início de setembro. O relator da CPI, deputado Odair Cunha, do PT mineiro, destacou que a oitiva do tucano é essencial para as investigações. 

(Odair) Nós gostaríamos e precisamos e não vamos encerrar essa CPMI sem a oitiva do deputado Leréia, pois há muitos indícios de vinculação do deputado com a organização criminosa. 

REP: Na quarta-feira, está marcada uma reunião administrativa. Na pauta, a votação de diversos requerimentos, entre eles, os de quebra de sigilos de 12 empresas de fachada usadas por Cachoeira. Mas um grupo de parlamentares vai cobrar a prorrogação dos trabalhos da CPI previstos para serem encerrados no dia 4 de novembro. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, argumentou que esse período de recesso branco justifica o pedido para mais alguns meses de investigações. 

(A.Dias) É inevitável a prorrogação. Não há como concluir a CPI no dia 4 de novembro com essa suspensão. O entendimento é de que temos que quebrar o sigilo daquelas 12 empresas. 

REP: O relator da CPI vai apresentar um balanço das investigações. Segundo ele, após essa discussão, os integrantes deverão decidir se haverá prorrogação dos trabalhos da Comissão. As sessões públicas da CPI do Cachoeira foram suspensas em agosto devido ao quórum baixo provocado pelas eleições e pela decisão dos convocados de permanecerem em silêncio.
08/10/2012, 01h23 - ATUALIZADO EM 08/10/2012, 01h23
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00