Quase 100 mil eleitores justificaram votos no Distrito Federal — Rádio Senado

Quase 100 mil eleitores justificaram votos no Distrito Federal

LOC: QUASE CEM MIL ELEITORES DE OUTRAS REGIÕES DO BRASIL JUSTIFICARAM SEUS VOTOS NO DISTRITO FEDERAL. 

LOC: O NÚMERO FICOU BEM ABAIXO DAS EXPECTATIVAS DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DF. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

TÉC: O TRE do Distrito Federal estimava que cerca de duzentas mil pessoas justificassem a ausência no primeiro turno das eleições municipais nos 99 postos espalhados nas 21 zonas eleitorais. Mas, ao concluir a contagem das justificativas feitas em 804 urnas eletrônicas, foram contabilizados 98.348 eleitores. O presidente do Tribunal, desembargador Mário Machado, acredita que essa redução é consequência de maior conscientização dos eleitores. 

(MM) que atendendo aos apelos e às campanhas da Justiça Eleitoral transferiu o título para o Distrito Federal. Também houve o caso da biometria na região de Goiânia, se estima que pessoas que tinham seu título em Goiânia, e residiam no Distrito Federal, mas pretendiam voltar a Goiânia, tiveram obrigatoriamente que fazer o recadastramento eleitoral. 

(REPÓRTER) Uma das eleitoras que justificaram o voto no Distrito Federal foi Carla Lancini, que tem o título eleitoral no Estado de Santa Catarina. 

(CL) estou justificando porque retornei a Brasília. Voltei a morar aqui há quase um mês e também estava trabalhando no Congresso. Então, para mim ficou complicado ir para Santa Catarina agora. 

(REPÓRTER) Quem não votou e nem justificou o voto terá prazo de até sessenta dias para se apresentar à Justiça Eleitoral. Quem não o fizer, está sujeito a multa e a sanções, como dificuldades para a emissão de passaporte.
07/10/2012, 07h58 - ATUALIZADO EM 07/10/2012, 07h58
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00