TSE estabeleceu detalhamento das doações para as campanhas — Rádio Senado

TSE estabeleceu detalhamento das doações para as campanhas

LOC: AS CAMPANHAS PARA A ELEIÇÃO DE PREFEITOS E VEREADORES DESTE ANO TROUXERAM COMO NOVIDADE O DETALHAMENTO DAS DOAÇÕES.  

LOC: A MEDIDA, ADOTADA PELO TSE, FOI PROPOSTA PELO JUIZ ELEITORAL DO ESTADO DO MARANHÃO, MÁRLON REIS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) O juiz Márlon Reis determinou que no Maranhão os candidatos a cargos eletivos dessem detalhes das doações recebidas para financiar as campanhas eleitorais. Naquele estado, passou a ser obrigatória a indicação dos nomes dos doadores, bem como os valores. A medida venceu as fronteiras e passou a valer, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, para o Brasil inteiro, já nas eleições deste domingo. Para o juiz Márlon Reis, esta é uma iniciativa que só traz benefícios ao processo eleitoral e já apresenta resultados. 

(Márlon Reis) Saber muito mais sobre as doações de campanha do que se pôde saber das eleições passadas. Hoje, inclusive, tem sites que publicam listas com os nomes dos doadores. Quem mais doa no Brasil, mostrando a relação com as empresas. 

(Repórter) Mas, o juiz maranhense acredita que ainda é possível aperfeiçoar o processo de financiamento das campanhas políticas. 

(Márlon Reis) A começar porque ele é baseado em empresas. A meu ver, as empresas não poderiam doar. As empresas não têm cidadania, não têm direitos políticos. O objetivo das empresas é o lucro. 

(Repórter) Márlon Reis também defende quem sejam estabelecidos limites máximos de doações a campanhas políticas. No Senado, há um projeto apresentado pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre, com o objetivo de fixar tetos para os custos das campanhas. Segundo a proposta, para prefeito, por exemplo, o máximo seria a média de gastos dos dois candidatos mais votados na eleição anterior, na mesma região eleitoral.
04/10/2012, 06h04 - ATUALIZADO EM 04/10/2012, 06h04
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00