Mais de 15 mil candidatos disputam as prefeituras de 5.568 municípios — Rádio Senado

Mais de 15 mil candidatos disputam as prefeituras de 5.568 municípios

LOC: MAIS DE 15 MIL E 600 CANDIDATOS DISPUTAM AS PREFEITURAS DOS 5 MIL 568 MUNICÍPIOS BRASILEIROS NESTE DOMINGO. ESSES NÚMEROS REPRESENTAM UMA MÉDIA DE TRÊS CANDIDATOS A PREFEITO POR MUNICÍPIO. 

LOC: JÁ O TOTAL DE CANDIDATOS A VEREADOR EM TODO O PAÍS CHEGA A 450 MIL - QUASE OITO CANDIDATOS POR VAGA. HOJE SÃO 58 MIL CADEIRAS NAS CÂMARAS MUNICIPAIS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER): O Tribunal Superior Eleitoral registra mais de 480 mil candidaturas a prefeito e vereador. Maior eleitorado do país, São Paulo tem mais concorrentes a vereador: 77 mil, seguido por Minas Gerais, com cerca de 70 mil inscritos. Já nas disputas para prefeito, Minas fica à frente de São Paulo em número de concorrentes, com 2 mil 315 candidatos, contra 2 mil 59 nos municípios paulistas. Na outra ponta, Roraima tem o menor número: mil 580 para vereador e 48 ao cargo de prefeito. É que Roraima é o estado também que concentra menos eleitores. As eleições municipais deste ano marcam a entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa. Promulgada em 2010, a Lei foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal em fevereiro deste ano. Ela impede o registro de candidaturas de pessoas condenadas por órgãos colegiados. Determina, ainda, que quem for condenado por crime contra o patrimônio público, abuso de autoridade ou ocultação de bens, direitos e valores, ficará inelegível por oito anos. Por isso, várias disputas poderão ficar indefinidas, com a decisão judicial sobre o resultado somente depois de 7 de outubro, ou 28 de outubro, data do segundo turno. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, elogiou a Justiça Eleitoral brasileira pela campanha do Voto Limpo. 

(ANA AMÉLIA) É disto que nós precisamos: reafirmar o compromisso com o voto limpo, com a transparência na eleição, com a seriedade e nenhum eleitor pode vender o seu voto, que é sagrado, é um direito dele e ele não pode se submeter a esses desmandos. As mensagens estimulam os eleitores a participarem do processo eleitoral e a escolherem candidatos ficha-limpa, aqueles que não têm problemas com a Justiça ou estão envolvidos em irregularidades 

(REP) A página do Tribunal Superior Eleitoral na internet oferece um link ao DivulgaCand 2012, onde o cidadão pode se informar sobre todos os candidatos nestas eleições de outubro. O endereço é www.tse.jus.br.
02/10/2012, 01h41 - ATUALIZADO EM 02/10/2012, 01h41
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00