Congresso vai começar a discutir MP que desonera folha de pagamento — Rádio Senado

Congresso vai começar a discutir MP que desonera folha de pagamento

LOC: O CONGRESSO NACIONAL COMEÇA A DISCUTIR EM OUTUBRO A MEDIDA PROVISÓRIA QUE REDUZIU OS IMPOSTOS PARA EMPRESÁRIOS DE DIVERSOS SETORES.

LOC: SENADOR GARANTE QUE A CHAMADA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO NÃO VAI COMPROMETER AS CONTAS DA PREVIDÊNCIA . A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

TÉC: A medida provisória que reduz a contribuição previdenciária de 25 setores da economia já chegou ao Congresso Nacional. Logo após as eleições, será instalada a Comissão Especial que vai debater o projeto que tem o objetivo de estimular a economia. Segundo a proposta, no lugar de pagarem o equivalente a 20% sobre a folha de pagamento, os patrões vão recolher para a Previdência o montante de 2% do faturamento. Em troca, os empresários se comprometem a não demitir funcionários, aumentar a produção e repassar a redução de custos para os consumidores. O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, lembrou que a desoneração da folha de pagamento era uma reivindicação antiga dos empresários. Ele destacou que a medida provisória vai garantir mais empregos e fortalecer a indústria nacional.

(Monteiro1) Essa medida é muito importante porque aumenta a competitividade do produto nacional. Hoje, o Brasil vive um processo de desindustrialização porque os produtos importados entram no Brasil e deslocando o produto nacional porque fundamentalmente os produtos importados são mais baratos. Por isso, é preciso atuar para reduzir o chamado custo Brasil.

REP: Em resposta ao senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, Armando Monteiro garantiu que a redução da contribuição previdenciária dos empresários não vai comprometer os cofres do INSS.

(Monteiro) Esse impacto só vai se dar de forma negativa na Previdência no primeiro momento. Num segundo momento, vamos mais do que compensar esse efeito com o aumento da formalização. Na medida em que você reduz o custo de contratação para as empresas, elas ficam mais estimuladas a fazerem a contratação formal. E aumentando a formalização, a Previdência terá ganhos a médio e longo prazos.

REP: Segundo a medida provisória, o Tesouro Nacional vai repassar para a Previdência Social o montante de R$ 13 bilhões que deixará de ser arrecadado com a desoneração da folha. Entre os setores beneficiados com a redução de impostos estão os de alimentos e de transportes. No total, 40 ramos da indústria foram beneficiados.
26/09/2012, 01h54 - ATUALIZADO EM 26/09/2012, 01h54
Duração de áudio: 02:15
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00