Projeto obriga partidos a divulgar recursos recebidos para campanhas eleitorais — Rádio Senado

Projeto obriga partidos a divulgar recursos recebidos para campanhas eleitorais

LOC: O SENADOR EDUARDO SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO, QUER QUE OS PARTIDOS POLÍTICOS SEJAM OBRIGADOS A DIVULGAR PELA INTERNET RECURSOS RECEBIDOS PARA FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS.

LOC: PROJETO DE SUA AUTORIA QUE DETERMINA A DIVULGAÇÃO FOI ENCAMINHADO À COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:

TÉC.: A divulgação dos recursos recebidos para financiar campanhas deverá ser feita em um sítio criado pela Justiça Eleitoral. Pelo projeto do senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, os partidos políticos, as coligações e os candidatos serão obrigados a tornar público todos os dias, durante a campanha eleitoral, relatório com os dados sobre os valores recebidos, os nomes dos doadores e os gastos. Suplicy lembrou que hoje a rede mundial de computadores permite ao cidadão acompanhar os atos dos administradores públicos, mas ressaltou que é preciso estender essa vigilância ao processo eleitoral.

(Suplicy) - O conhecimento dessas informações propiciará ao eleitor avaliar a compatibilidade dos recursos financeiros que recebem os candidatos e os gastos que realizam durante a campanha eleitoral com o objetivo de divulgar e promover a sua candidatura. Desse modo, pode o cidadão ter os esclarecimentos quanto ao comportamento de cada candidato em termos de compromisso com a verdade e a dimensão da influência do poder econômico em sua candidatura.

(REPÓRTER) - A proposta de Suplicy que modifica a Lei Eleitoral já foi lida em plenário e encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
25/09/2012, 12h06 - ATUALIZADO EM 25/09/2012, 12h06
Duração de áudio: 01:06
Ao vivo
00:0000:00