Dia Mundial sem Carro será celebrado no sábado — Rádio Senado

Dia Mundial sem Carro será celebrado no sábado

LOC: NESTE SÁBADO, SERÁ CELEBRADO O DIA MUNDIAL SEM CARRO. NO SENADO FEDERAL, VÁRIOS PROJETOS EM ANÁLISE INCENTIVAM O USO DE BICICLETAS E TRANSPORTES MAIS SUSTENTÁVEIS.

LOC: ENTRE AS PROPOSTAS, ISENÇÕES DE IMPOSTOS SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E FAIXAS EXCLUSIVAS EM VIAS DE INTENSA CIRCULAÇÃO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
 
(Repórter) O Dia Mundial sem Carro foi um movimento que começou em algumas cidades européias, e que se espalhou rapidamente para os demais continentes. Anualmente, a cada 22 de setembro, populações de vários países refletem sobre os problemas ocasionados pela saturação do uso de automóveis nos centros urbanos. Essa preocupação é compartilhada por diversos senadores, que apresentaram projetos voltados a reduzir o número de veículos que trafegam nas cidades brasileiras. O senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, por exemplo, é autor de uma proposta que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados incidente sobre bicicletas, suas partes e peças. Já o senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí, tem um projeto que isenta do IPI tanto as bicicletas quanto as motocicletas, e reduz a zero as contribuições do PIS/PASEP e da COFINS sobre esses bens, quando adquiridos por agentes comunitários. Também o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, pretende isentar do IPI as bicicletas de fabricação nacional. E uma proposta do senador Jorge Viana, do PT do Acre, determina a implantação de faixa ou pista exclusiva para motocicletas em vias de grande circulação, e também fixa as velocidades máximas permitidas para esse tipo de veículo. Jorge Viana falou sobre a importância de aprovação desse projeto.
 
(Jorge Viana) As cidades brasileiras estão insustentáveis e insuportáveis. E está funcionando nas cidades a lei do mais forte, quer dizer, é primeiro a carreta, o caminhão, por último quem anda de bicicleta ou a pé ou na motocicleta. E o número de motocicletas no Brasil, hoje são mais de 16 milhões de motociclistas trabalhando, outros passeando, mas a grande maioria trabalhando, e nós precisamos organizar a situação do trânsito nas cidades, porque são mais de 40 mil mortes no trânsito por ano. Um terço de motociclistas.
 
(Repórter) Em várias cidades do país estão programadas atividades como palestras, oficinas e passeios ciclísticos para comemorar, neste sábado, o Dia Mundial sem Carro.
20/09/2012, 07h12 - ATUALIZADO EM 20/09/2012, 07h12
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00