CRE vai analisar a política de defesa da Amazônia e faixa de fronteira — Rádio Senado

CRE vai analisar a política de defesa da Amazônia e faixa de fronteira

LOC: PROJETO QUE INSTITUI A POLÍTICA DE DEFESA E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA E DA FAIXA DE FRONTEIRA COMEÇA A SER EXAMINADO PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL NA SEMANA QUE VEM. 

LOC: A PROPOSTA É RESULTADO DE DOIS ANOS DE TRABALHO DA SUBCOMISSÃO PERMANENTE PRESIDIDA PELO SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI, DO PTB DE RORAIMA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA.  

TÉC: O anteprojeto foi elaborado a partir de um ciclo de audiências públicas promovido pela Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira entre 2010 e 2011, com participação de representantes das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência e da Polícia Federal, entre outras instituições. O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, presidente da Subcomissão, destacou que esses debates resultaram na proposta de criação de uma política nacional de defesa e desenvolvimento da Amazônia e faixa de fronteira. 

(MOZARILDO) Abordamos temas como a segurança nacional, o desenvolvimento econômico e social na faixa de fronteira, infraestrutura e relações internacionais com os países vizinhos. 

(REP) Mozarildo Cavalcanti afirmou que essas regiões compartilham problemas como crimes transnacionais, conflitos fundiários, injustiça social e degradação do meio ambiente. E destacou que o anteprojeto propõe a integração entre União, estados, municípios, Forças Armadas e países vizinhos para implementação de políticas voltadas a essas regiões estratégicas. 

(MOZARILDO) Essa política passa a ser de estado e não de governo. Essas regiões não têm uma lei, não têm um plano permanente de desenvolvimento...porque interessa ao estado brasileiro e portanto ao governo que haja realmente uma política, uma política que define a participação tanto dos órgãos federais, sejam órgãos de desenvolvimento, de Defesa, como também a atuação dos governos estaduais e municipais de forma que poderemos ter de uma maneira definitiva um plano para desenvolver essas regiões. 

(REP) O texto foi distribuído aos senadores da Comissão de Relações Exteriores para que a matéria seja examinada na próxima reunião.
20/09/2012, 12h30 - ATUALIZADO EM 20/09/2012, 12h30
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00