Exposição lembra os 40 anos de história do Prodasen — Rádio Senado

Exposição lembra os 40 anos de história do Prodasen

LOC: O ANIVERSÁRIO DE 40 ANOS DO SERVIÇO DE IINFORMATICA DO SENADO, O PRODASEN, FOI LEMBRADO NESTA QUARTA-FEIRA.  

LOC: UMA EXPOSIÇÃO MOSTRA COMO A EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA CONTRIBUI PARA OS TRABALHOS DO SENADO FEDERAL DESDE 1972. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O Senado Federal foi uma das instituições pioneiras no uso da computação no Brasil e a primeira casa legislativa a implantar o próprio serviço de informática, conhecido como Prodasen. O diretor da secretaria, Afrânio Erasmo Fernandes Moreira, lembra que os avanços da informática já permitem que todas as informações produzidas na historia da intituição estejam digitalizadas.

(Afrânio) Inicialmente composto pra melhoria no processo legislativo e apoio aos trabalhos do orçamento e ao longo de 40 anos apenas por curiosidade, a nossa capacidade de memória, evoluiu em torno 50 mil vezes possibilitando hoje o armazenamento de 189 anos de historia do Senado Federal.

(REPÓRTER) A diretora geral do Senado, Doris Peixoto, destacou que o trabalho do Prodasen levou o Poder Legislativo para dentro da casa dos cidadãos brasileiros. (Doris Peixoto) Hoje em dia, se você fizer uma visita às páginas do Senado você vê em quantos momentos a interação é direta e como diz o presidente Sarney a tecnologia hoje nos permite voltar para o início da democracia quando se fazia consulta direta ao cidadão. 

(REPÓRTER) A exposição comemorativa dos 40 anos do Prodasen pode ser vista no Espaço Senado Galeria, no Senado Federal, até o dia 28 de setembro.
19/09/2012, 02h28 - ATUALIZADO EM 19/09/2012, 02h28
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00