Cirurgia reparadora de mama deverá ser imediata — Rádio Senado

Cirurgia reparadora de mama deverá ser imediata

LOC: MULHERES QUE SE SUBMETEREM À RETIRADA DE CÂNCER DE MAMA PODERÃO TER A CIRGURGIA PLÁSTICA RESTAURADORA FEITA IMEDIATAMENTE.
 
LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO PELO SENADO E QUE SEGUE AGORA PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

(Repórter) A cirurgia plástica para restaurar os seios de mulheres que retiram câncer de mama deverá ser feita imediatamente, no mesmo momento da operação para eliminar os tumores. É o que prevê projeto da senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado em decisão terminativa, que dispensa a votação em plenário. O texto prevê que a cirurgia reparadora seja feita nas duas mamas, garantindo simetria e reconstrução de aréolas e mamilos. Segundo a autora, o projeto está de acordo com procedimentos recomendados pela Sociedade Brasileira de Mastologia, que indica a reconstrução simultânea da mama. A plástica nos seios, nesses casos, já é garantida pelo Sistema Único de Saúde, por lei aprovada em 1999. Mas, de acordo com a relatora, senadora Angela Portela, do PT de Roraima, é preciso garantir que seja imediata, pois algumas das mulheres aguardam a reconstituição da mama há mais de cinco anos.

(Angela Portela) Nós temos mais de 20 mil mulheres esperando no Sistema Único de Saúde para que seja feita a reconstrução de suas mamas. E menos de 10% dessas mulheres foram atendidas. O problema atinge especialmente as mulheres mais pobres, aquelas mulheres que precisam do sistema público de saúde.

(Repórter) Angela Portela lembrou ainda que quando a reconstituição não acontece no mesmo momento da retirada da mama, a paciente acaba se submetendo a um novo risco cirúrgico. A exceção prevista no projeto, que segue para a Câmara dos Deputados, é quando o próprio médico indicar que as duas cirurgias não devem ser feitas conjuntamente.
14/09/2012, 06h23 - ATUALIZADO EM 14/09/2012, 06h23
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00