Comissão aprova obrigatoriedade de ABS para todos os veículos — Rádio Senado

Comissão aprova obrigatoriedade de ABS para todos os veículos

LOC: A COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA APROVOU A OBRIGATORIEDADE DO SISTEMA DE FREIO “A-B-S” PARA TODOS OS VEÍCULOS AUTOMOTORES DO PAÍS, INCLUSIVE AS MOTOCICLETAS.  

LOC: TAMBÉM FOI APROVADO O PROJETO DE LEI QUE TRANSFERE RECURSOS DO SETOR ELÉTRICO PARA O FUNDO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) O projeto de lei determina que um percentual do valor negociado nos processos de renovação das concessões para geração de energia elétrica seja destinado ao Fundo Nacional de Meio Ambiente. Os recursos deverão ser aplicados no pagamento por serviços ambientais e para a recomposição da cobertura vegetal em áreas de preservação permanente localizadas nas margens de lagos e rios. A matéria é de autoria do senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, e foi relatada pelo senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, que se manifestou favoravelmente à aprovação. 

(João Capiberibe) Esse projeto busca o equilíbrio das matas ciliares, tão maltratadas no curso dos nossos rios. Propõe alocar recursos para a recomposição dessa vegetação. 

(Repórter) O projeto segue agora para análise da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. Ainda na reunião desta quarta-feira, a Comissão de Infraestrutura aprovou o projeto que altera o Código Brasileiro de Trânsito para tornar obrigatório o uso de sistema antitravamento das rodas, o freio ABS, em todos os veículos automotores do país, inclusive as motocicletas. A matéria tem como autor o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, e recebeu o apoio da presidente da Comissão, senadora Lúcia Vânia, também do PSDB goiano. 

(Lúcia Vânia) Um projeto altamente importante para evitar um número excessivo de acidentes principalmente com motocicletas. Vem trazer uma colaboração muito grande no sentido de evitar esses acidentes. 

(Repórter) A obrigatoriedade do sistema de freio ABS para os carros de passeio deve valer a partir de 2014. Para as motocicletas a regra deve entrar em vigor em 2017. A matéria ainda será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
12/09/2012, 07h50 - ATUALIZADO EM 12/09/2012, 07h50
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00