Aprovado projeto que permite free shops em cidades fronteiriças — Rádio Senado

Aprovado projeto que permite free shops em cidades fronteiriças

LOC: AS CIDADES LOCALIZADAS EM FRONTEIRAS E QUE FAZEM DIVISA COM MUNICÍPIOS DE OUTROS PAÍSES PODERÃO TER FREE SHOPS. 

LOC: É ISSO QUE PREVÊ UM PROJETO APROVADO PELO PLENÁRIO DO SENADO, NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) O objetivo do projeto é que seja autorizada a instalação de lojas do tipo freeshops em cidades brasileiras que são vizinhas a outros países, as chamadas cidades gêmeas. A proposta poderá beneficiar várias economias locais com a abertura de lojas francas. Pelo menos vinte e oito cidades são enquadradas na categoria de gêmea, nos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Rondônia e Santa Catarina. Um exemplo é o município de Chuí, no Rio Grande do Sul, que é separado por uma rua de Chuy, no Uruguai. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, afirmou que a experiência dos freeshops em países vizinhos que fazem fronteira com o Brasil foi muito bem sucedida. 

(Ana Amélia) A fronteira está desabrigada, desassistida. E os freeshops, se viu pela experiência adotada pelo Uruguai, pelo Paraguai, pela Bolívia, pela Venezuela, pelos demais países que estão fronteiriços ao Brasil, adotou essa política de lojas francas na sua fronteira ganhando com isso uma oportunidade de desenvolvimento econômico extraordinário. 

(Repórter) Como foi modificado pelos senadores, o projeto seguirá para novo exame na Câmara dos Deputados. O Senado também aprovou o projeto que cria 57 cargos de analista judiciário no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, que tem sede em Recife.
12/09/2012, 08h19 - ATUALIZADO EM 12/09/2012, 08h19
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00