Integrantes da CPI decidem suspender depoimentos — Rádio Senado

Integrantes da CPI decidem suspender depoimentos

LOC: DIANTE DO SILÊNCIO DE CONVOCADOS E DO PERÍODO ELEITORAL, OS INTEGRANTES DA CPI DO CACHOEIRA DECIDEM SUSPENDER DEPOIMENTOS.  

LOC: O RELATOR DA COMISSÃO VAI APRESENTAR PARECER PRÉVIO EM OUTUBRO PARA O COLEGIADO DECIDIR SE AS INVESTIGAÇÕES SERÃO PRORROGADAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Por decisão da maioria dos partidos políticos com assento na CPI Mista do Cachoeira, as audiências públicas estão suspensas até o final de setembro. O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, alegou que o silêncio dos depoentes e a falta de quórum devido ao período eleitoral não estão contribuindo com as investigações. Ele ressaltou que os parlamentares vão se dedicar à análise das informações em poder da CPI, como as quebras de sigilos de pessoas físicas e jurídicas já aprovadas. Nas próximas três semanas, o relator, deputado Odair Cunha, do PT mineiro, vai elaborar um parecer prévio com o resumo das investigações para apresentar à CPI no final de setembro ou início de outubro. Na semana seguinte, serão realizadas duas sessões: uma para o depoimento do deputado Carlos Leréia, do PSDB de Goiás, e outra administrativa, destinada à votação de requerimentos. O presidente da CPI negou que as investigações da Comissão sejam prejudicadas nesse recesso branco. 

(Vital do Rêgo) O calendário será adaptado dentro das necessidades. As oitivas estavam sempre de cunho absolutamente improdutivo. As sessões administrativas todas já tinham sido feitas, faltava apenas uma. Todos os líderes, com exceção de um parlamentar, entenderam a necessidade desse sobrestamento das reuniões administrativas e das oitivas. 

(Repórter) Em resposta à suspensão dos trabalhos em setembro, o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, defendeu a prorrogação da CPI, prevista para ser encerrada no início de novembro. 

(Alvaro Dias) É a conclusão lógica. Não há como concluir a CPI até 4 novembro com essa suspensão. Há um entendimento aqui de que devemos quebrar os sigilos daquelas 12 empresas com uma reunião administrativa para deliberar. 

(Repórter) Somente após a apresentação do relatório parcial é que será definido se a CPI será prorrogada. As investigações poderão continuar por período igual ou inferior a 6 meses.
04/09/2012, 07h35 - ATUALIZADO EM 04/09/2012, 07h35
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00