Pedro Simon comemora votos já apresentados no julgamento do Mensalão — Rádio Senado

Pedro Simon comemora votos já apresentados no julgamento do Mensalão

LOC: O SENADOR PEDRO SIMON, DO PMDB DO RIO GRANDE DO SUL, COMEMOROU OS VOTOS APRESENTADOS ATÉ AGORA PELOS MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO JULGAMENTO DO PROCESSO CONHECIDO COMO MENSALÃO. 

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA TAMBÉM SE DIZ CONFIANTE PORQUE, SEGUNDO ELA, CADA MINISTRO ESTÁ VOTANDO DE ACORDO COM SUA CONSCIÊNCIA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC.: No primeiro dos sete tópicos que deverão ser julgados pelo STF no processo que ficou conhecido como Mensalão, nove, dos onze ministros da corte decidiram pela condenação do deputado federal João Paulo Cunha por corrupção passiva e peculato. A Corte também condenou por unanimidade o grupo de Marcos Valério e o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizollato, por desvio de dinheiro da Instituição. Na avaliação de Pedro Simon, o mensalão e a Lei da Ficha Limpa vão mudar o Brasil. 

(Simon) A Lei da Ficha Limpa e a decisão do Supremo, eu posso dizer aqui, em alto e bom som, na altura dos meus 80 anos, 36 dos quais de mandato nesta Casa: a impunidade tem os seus dias contados no Brasil! Entramos no caminho certo. Levamos tempo, foi difícil, muita gente não queria, nem parlamentar, nem Judiciário, nem coisa nenhuma, mas entramos no caminho certo. 

(REPÓRTER) A Senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul também elogiou o desempenho dos ministros do STF. Segundo ela, a conduta dos magistrados independe da indicação deles. A senadora lembrou que as ministras Carmem Lúcia, Rosa Weber e o ministro Luiz Fux foram escolhidos pela presidente Dilma Roussef. 

(Ana Amélia) A atitude e o comportamento desses Ministros da Suprema Corte são um orgulho para o País, porque eles não estão julgando conforme interesses partidários ou políticos; estão julgando conforme as suas consciências e conforme a interpretação legal da denúncia que receberam da Procuradoria-Geral da República. Portanto, é muito saudável que isso esteja acontecendo em nosso País, o que prova que não há nem necessidade de alterar o critério de escolha de Ministros da Suprema Corte, porque eles estão votando conforme as suas consciências. 

(REPÓRTER) O julgamento do processo do Mensalão começou no dia 2 de agosto. A proclamação definitiva do resultado acontecerá no final da votação de todos os itens. Até lá os ministros podem mudar o voto.
03/09/2012, 01h13 - ATUALIZADO EM 03/09/2012, 01h13
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00