Conselho de Comunicação apresenta histórico de atividades do colegiado — Rádio Senado

Conselho de Comunicação apresenta histórico de atividades do colegiado

LOC: O CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TEVE, NESTA SEGUNDA-FEIRA, SUA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2012.  

LOC: O ENCONTRO FOI DESTINADO À APRESENTAÇÃO DO HISTÓRICO DE ATIVIDADES DO CONSELHO, DISPONIBILIZAÇÃO DE ESTUDOS EM MÍDIA ELETRÔNICA, ALÉM DE DISCUSSÕES SOBRE A CRIAÇÃO DE COMISSÕES TEMÁTICAS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) Coube ao presidente do Conselho, Dom Orani João Tempesta, fazer um relato sobre o histórico e as atribuições do órgão, além de relacionar as leis sobre as quais os atuais integrantes deverão emitir opinião. Ele lembrou que, de acordo com o regimento interno, poderão ser constituídas até cinco comissões temáticas para tratar de assuntos específicos. Representante da categoria profissional dos jornalistas, o conselheiro Celso Augusto Schroder ressaltou a importância de que essas comissões atuem a partir de uma agenda previamente definida pelo plenário do Conselho. 

(Celso Augusto Schroder) Eu estou propondo uma agenda que inicia com dois pontos: o primeiro ponto sobre liberdade de expressão. Para que criemos um acordo sobre o que estamos falando. O Brasil precisa ter uma compreensão ou pelo menos média do que é liberdade de expressão para que possa produzir os seus marcos regulatórios que precisam necessariamente estar sentados sobre a liberdade de expressão, e em seguida, a partir desse debate, nós construamos uma agenda sobre marco regulatório. 

(Repórter) Outros temas sugeridos para fazer parte dos debates do Conselho foram a produção e distribuição de audiovisual no país, o desligamento da TV analógica e os projetos de lei sobre o setor que estão em discussão no Congresso. Para subsidiar a definição da agenda temática, os conselheiros concordaram em buscar informações junto à frente parlamentar da comunicação social e às comissões relativas a área na Câmara e no Senado, conforme salientou o presidente Dom Orani. 

(Dom Orani) Escutar primeiro o que vai pelo Congresso Nacional na questão da comunicação, para que com certeza inteirados já dos passos dados, em grupos já organizados que existem, e ao mesmo tempo o que vai se ponderando em como fazer nessa discussão que é de fundamental importância mas que evidentemente que é bem amplo. 

(Repórter) Instituído pela Constituição Federal de 1988, o Conselho de Comunicação Social é um órgão auxiliar do Congresso Nacional, e tem a missão de promover estudos, pareceres e recomendações sobre a regulamentação dos meios de comunicação brasileiros.
03/09/2012, 08h39 - ATUALIZADO EM 03/09/2012, 08h39
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00