Comissão vai debater modelo pré-pago na conta de energia — Rádio Senado

Comissão vai debater modelo pré-pago na conta de energia

LOC: A COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA VAI DEBATER, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, O PROJETO QUE DÁ, AOS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA, A POSSIBILIDADE DE OPTAR PELO MODELO PRÉ-PAGO NA CONTA DE ENERGIA.

LOC: O REQUERIMENTO PARA A REUNIÃO FOI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA, A PEDIDO DO SENADOR GIM ARGELLO, QUE É O AUTOR DA MATÉRIA. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) O projeto de lei garante aos consumidores de baixa renda a opção de escolher se preferem pagar sua conta de energia pelo sistema pré-pago, nos mesmos moldes do que já acontece com as contas da telefonia celular. O texto também concede gratuidade na conta para aqueles consumidores residenciais que usarem até 50 quilowatts mensais. O autor do projeto, senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, pediu que fosse convidado para debater a proposta, entre outros, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. Gim Argello ressaltou a importância da aprovação da medida. 

(Gim Argello) É muito importante para a população de baixa renda. Os cálculos da Aneel é que até 50 quilowatts vai atingir mais de 6 milhões de pessoas, 6 milhões de famílias brasileiras que vão deixar de energia no valor mais ou menos na faixa entre 10 e 15 reais, então isso é muito importante para a população de baixa renda, então é com muita alegria que nós vamos fazer essa audiência pública e com isso nós vamos ganhar. 

(Repórter) A audiência sobre as alterações na conta de energia para os consumidores de baixa renda pode acontecer já no mês de setembro, quando o Senado promove mais um esforço concentrado. Ainda nesta quarta-feira, a Comissão de Infraestrutura também aprovou uma série de requerimentos apresentados pelo senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, para a realização de audiências públicas destinadas a discutir a situação logística do país.
29/08/2012, 08h25 - ATUALIZADO EM 29/08/2012, 08h25
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00