Senado aprova MP que permite renegociar dívidas de produtores rurais — Rádio Senado

Senado aprova MP que permite renegociar dívidas de produtores rurais

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE PERMITE A RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO NORTE E NORDESTE.
 
LOC: A MP TAMBÉM MUDA AS REGRAS DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS PARA AJUDAR AGRICULTORES EM MUNICÍPIOS ATINGIDOS POR CALAMIDADES PÚBLICAS, COMO SECAS PROLONGADAS E ENCHENTES. REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE. 

(Repórter) A Medida Provisória 565 permite que os produtores rurais que estavam inadimplentes até 30 de junho de 2012 liquidem operações de crédito rural que tinham valor original máximo de 100 mil reais. Para isso, eles poderão tomar novo crédito com recursos dos fundos constitucionais do Nordeste ou do Centro-Oeste, em uma linha a ser criada para esse fim. A regra vale para os empréstimos tomados até 30 de dezembro de 2006. O senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, salientou o que considera o principal aspecto positivo desta Medida Provisória.

(Vital do Rêgo) Isso aumenta os recursos disponíveis para fazer frente às situações de emergência, sem descaracterizar, por conseguinte, os referidos fundos.
 
(Repórter) O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, do Paraná, afirmou que a oposição votou com o governo à favor da MP, por conta de uma emenda do senador tucano Paulo Bauer, de Santa Catarina, que foi acatada pelo relator.
 
(Alvaro Dias) São mais de 500 municípios da região Sul que se encontram em situação de emergência e passam agora a ser alcançados por essa medida provisória!
 
(Repórter) O relator do projeto que modificou a emepê, senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, explicou o esforço feito para melhorar o texto que foi enviado pelo governo ao Congresso.
 
(Walter Pinheiro) Tratamos da estruturação, mas tratamos também do momento, da fase: o período da seca e o período da enchente.
 
(Repórter) O senador Walter Pinheiro afirmou que a quantidade de produtores rurais beneficiados pela medida não deverá ser grande como ocorreu em períodos anteriores. Isto, porque muitos já estavam usando o recurso do garantia safra.
28/08/2012, 07h03 - ATUALIZADO EM 28/08/2012, 07h03
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00