Senadores querem limitar propaganda e venda de cigarros e bebidas — Rádio Senado

Senadores querem limitar propaganda e venda de cigarros e bebidas

LOC: SENADORES QUEREM RESTRINGIR A PROPAGANDA E A VENDA DE CIGARROS E DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, MESMO AS COM MENOR CONCENTRAÇÃO DE ÁLCOOL, COMO A CERVEJA.

LOC: VÁRIOS PROJETOS NESSE SENTIDO AGUARDAM VOTAÇÃO NAS COMISSÕES DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

(REPÓRTER): Nove projetos que tornam mais rigorosa a legislação em relação à propaganda de bebidas alcoólicas e cigarros foram agrupados para assegurar mais rapidez na votação. Um décimo projeto de lei pode ser incluído nessa tramitação conjunta. As propostas pretendem ou proibir a propaganda de toda bebida alcóolica, até das mais leves, como a cerveja, ou diminuir a publicidade, determinando ainda que deverá existir uma advertência quanto aos malefícios do álcool. Alguns senadores querem vetar a publicidade de bebidas alcóolicas em evento organizado ou patrocinado pelo poder público ou a propaganda em locais públicos. Um dos projetos de lei é do senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, que discursou várias vezes, durante a votação da Lei Geral da Copa, contra a liberação de bebidas nos estádios e a favor de uma conscientização maior sobre os perigos do álcool.

(MAGNO MALTA): Grandes montantes de dinheiro são investidos em campanhas publicitárias contra o álcool. Pra tratar a Lei Seca, divulgar a Lei Seca. A Polícia Rodoviária Federal é toda mobilizada para pegar motoristas bêbados na estrada. E aí vem a Fifa e diz ao Brasil, dá uma ordem para nós: "Nós queremos vender bebida alcoólica nos estádios". Aí o governo diz: "É, o governo assumiu esse compromisso".

(Repórter): Os projetos também pretendem proibir a venda de cigarros em escolas, hospitais, órgãos públicos, bancas de jornal e em máquinas automáticas. As propostas serão discutidas nas comissões de Ciência e Tecnologia, Assuntos Econômicos, Defesa do Consumidor e Assuntos Sociais.
23/08/2012, 01h40 - ATUALIZADO EM 23/08/2012, 01h40
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00