Senado comemora o Dia do Maçom em sessão especial — Rádio Senado

Senado comemora o Dia do Maçom em sessão especial

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO COMEMOROU NESTA SEGUNDA-FEIRA O DIA DO MAÇOM, CELEBRADO HOJE, 20 DE AGOSTO.  

LOC: OS SENADORES LEMBRARAM QUE A INSTITUIÇÃO DEFENDE VALORES COMO A LIBERDADE, A DEMOCRACIA, A IGUALDADE E O COMBATE À CORRUPÇÃO. OS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: Há treze anos, a pedido do senador Mozarildo Cavalcanti, o plenário da Casa comemora o Dia do Maçom, celebrado em 20 de agosto. Mozarildo, que é maçom, explicou que a instituição tem como princípios a liberdade, democracia, igualdade e fraternidade. Ele disse que existem cerca de 5 mil lojas maçônicas no Brasil, que se dedicam a obras e campanhas sociais, sem fins lucrativos. E lembrou que a maçonaria atuou em momentos históricos importantes para o país, como a independência, a abolição da escravatura e a proclamação da República. O senador do PTB de Roraima defendeu mais transparência e integração dos maçons com a sociedade para enfrentar os atuais desafios do país. 

(Mozarildo) "É justamente nos comunicar com a sociedade. Nós estamos fazendo hoje aqui pela décima terceira vez é dizer para a sociedade que nós fazemos de fato somente o bem.É muito importante que nós tenhamos em mente hoje que nós maçons temos um dever muito grande para com o momento atual para termos um futuro muito mais forte daqui há algum tempo" 

(REPÓRTER) A homenagem ao Dia do Maçom contou com a participação de vários representantes da instituição. O presidente da Confederação Maçônica do Brasil, José Simioni, defendeu uma série de medidas para melhorar a qualidade e o acesso à educação no Brasil, como a criação de mais escolas técnicas e em tempo integral. E fez um apelo para que a maçonaria se engaje junto com a sociedade na luta contra a corrupção. 

(José) Temos consciência de que este país somente poderá virar a página de sua história quando fizer desaparecer a impunidade, quando tiver a coragem de punir os "falcatrueiros", os "peculatários", os formadores de quadrilha e os que assaltam os cofres públicos 

(REPÓRTER) A maçonaria foi fundada em 1717, na Inglaterra, e chegou ao Brasil no início do século 19. Atualmente, a maçonaria conta com cerca de 150 mil adeptos no país.
20/08/2012, 01h32 - ATUALIZADO EM 20/08/2012, 01h32
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00