CPI se reúne nesta terça para definir depoimento do dono da Delta — Rádio Senado

CPI se reúne nesta terça para definir depoimento do dono da Delta

LOC: A CPI MISTA DO CACHOEIRA SE REÚNE NESTA TERÇA-FEIRA PARA DEFINIR A DATA DO DEPOIMENTO DO DONO DA CONSTRUTORA DELTA. 

LOC: E UM GRUPO DE SENADORES DEFENDE A CRIAÇÃO DE SUB-RELATORIAS. O RELATOR DA COMISSÃO É CONTRA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(REPÓRTER): A reunião da CPI Mista do Cachoeira desta terça-feira será dedicada à votação de requerimentos de convocação e de quebra de sigilo. Entre os novos depoentes estão o juiz Alderico Santos, que denunciou a tentativa de chantagem e suborno de Andressa Mendonça, atual mulher do contraventor Carlos Ramos. O senador Pedro Taques do PDT de Mato Grosso espera que os integrantes da Comissão aprovem a criação de sub-relatorias para investigar exclusivamente os contratos da Construtora Delta, outra para analisar os crimes ligados à contravenção e uma destinada somente aos crimes de corrupção. Ele argumenta que o relator, deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, está concentrando demais o trabalho do colegiado. 

(Pedro Taques) Se não dividirmos em sub-relatorias, não chegaremos a lugar nenhum. Por isso, defendi mais uma vez que fosse colocado em votação a necessidade da divisão dos trabalhos em subrelatorias 

REPÓRTER: O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, lembrou que essa discussão já foi feita, mas que caberá ao Plenário tomar uma decisão. 

(Vital do Rêgo) Essa questão da sub-relatoria será votada. Vamos ter uma sessão administrativa e essa sessão vai votar efetivamente a sub-relatoria, se vamos ter ou não as sub-relatorias. E o entendimento do relator será uma decisão colegiada. 

REPÓRTER: O relator da CPI se disse contrário à criação de sub-relatorias e negou que esteja concentrando as investigações em suas mãos.  

(Odair Cunha) Não há nenhum tipo de cerceamento no trabalho dos parlamentares. Todas as demandas foram a tempo atendidas. Vamos melhorar o sistema, colocando alguém de plantão lá para o parlamentar ou assessoria que quiser ter diálogo com a nossa assessoria na sala da gráfica. 

REPÓRTER: Já o senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná vai cobrar o acesso de membros da CPI aos documentos que bancos e a Polícia Federal já deveriam ter encaminhado à Comissão. 

(ÁlavaroDias) E a documentação não chega integralmente. As informações bancárias e os vídeos em poder da PF. Estamos pedindo a agilização para maximizar os trabalhos da CPI. 

REPÓRTER: Na sessão desta quarta-feira, prestam depoimento na CPI o ex-diretor do DETRAN de Goiás, Edivaldo Cardoso, e a dona da empresa Pantoja, Rosely da Silva.
13/08/2012, 01h30 - ATUALIZADO EM 13/08/2012, 01h30
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00