Comissões vão realizar audiência sobre os serviços das operadoras no país — Rádio Senado

Comissões vão realizar audiência sobre os serviços das operadoras no país

LOC: NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA AS COMISSÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA E DE MEIO AMBIENTE E DEFESA DO CONSUMIDOR FAZEM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE OS SERVIÇOS DE TELEFONIA CELULAR NO PAÍS.

LOC: NESTA SEXTA-FEIRA A ANATEL LIBEROU A VENDA DE NOVOS CHIPS E HABILITAÇÃO DE LINHAS, QUE ESTAVAM PROIBIDAS, APENAS DIANTE DA PROMESSA DAS EMPRESAS DE QUE FARÃO INVESTIMENTOS PARA MELHORAR OS SERVIÇOS. REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE. 

(Repórter) Do dia 23 de julho até esta quinta-feira, dois de agosto, a Anatel proibiu que as operadoras TIM, Claro e Oi vendessem novos chips de telefones celulares e serviços de internet. As companhias se reuniram com a agência reguladora e apresentaram planos de investimento para melhorar os serviços, mas também pressionaram pela liberação de vendas com uma data comercial importante: o dia dos pais. Na última quarta-feira a Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou fazer uma audiência pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor no próximo dia 8 de agosto. O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, foi um dos que assinou o requerimento para a audiência pública, e descreve a situação atual da telefonia móvel brasileira.
 
(Sérgio Souza) Quem já não perdeu a paciência com a telefonia móvel nos últimos tempos? É uma loucura, dá vontade jogar fora! Eu tenho dois aparelhos, rapaz, nenhum funciona tem hora! Não funciona pra você ligar, não funciona pra receber ligação, cai na metade a ligação. Você tá aqui em Brasília, você tá pelas ruas andando, numa quadra pega na outra quadra não pega!
 
(Repórter) O presidente da C-C-T, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, afirmou que a liberação de venda dos chips deverá ser um dos temas discutidos e reforçou que será debatido o compartilhamento de antenas de transmissão entre as operadoras para melhorar os serviços.
 
(Eduardo Braga) A melhoria de cobertura no Brasil será assustadora! Esta é uma questão tecnológica e esta é uma questão de ciência e tecnologia. E é uma questão inteligente, que resolverá rapidamente a questão do usuário. É portanto uma questão que precisa ser debatida com o próprio Ministério, com a Anatel, com as próprias empresas para que se possa imaginar uma solução como esta.
 
(Repórter) O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, ressaltou que apesar da liberação de venda, as telefônicas continuam em débito com os consumidores e concordou com a solução de propor o compartilhamento de infraestrutura entre as operadoras.

(Rodrigo Rollemberg) Quantas vezes nós já tivemos vontade de descartar o celular, porque quando mais precisamos dele estamos sem sinal. Aqui, aqui na capital federal muitas vezes nós estamos mudos, sem conseguir nos comunicar por falta de sinal e isto tem sido recorrente. A decisão de compartilhar ou não compartilhar vai afetar diretamente o consumidor! 

(Repórter) Foram convidados para participar da audiência pública o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente da Anatel, João Resende e a Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.
03/08/2012, 04h10 - ATUALIZADO EM 03/08/2012, 04h10
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00