Sarney crê que eleições não vão comprometer trabalhos da CPI — Rádio Senado

Sarney crê que eleições não vão comprometer trabalhos da CPI

LOC: PRESIDENTE JOSÉ SARNEY ACREDITA QUE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NÃO VÃO COMPROMETER OS TRABALHOS DA CPI MISTA DO CACHOEIRA NO CONGRESSO.  

LOC: PELO MENOS SEIS DEPOIMENTOS ESTÃO MARCADOS PARA AS DUAS PRÓXIMAS SEMANAS, ENTRE ELES, O DA ATUAL ESPOSA DO CONTRAVENTOR. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, confirmou que os trabalhos da CPI Mista do Cachoeira não serão interrompidos durante o chamado recesso branco. Por decisão de todos os líderes partidários, haverá duas semanas de votações em Plenário em agosto, setembro e outubro, devido às eleições municipais. Mas, segundo Sarney, esse período de votações com datas definidas será suficiente para manter em dia a pauta do Plenário e das Comissões. José Sarney ressaltou, no entanto, que, no caso da CPI, as sessões vão ser realizadas normalmente ao longo de todo o recesso branco. 

(Sarney) A CPI vai seguir seu trabalho normal. A parte principal e mais visível já realizou. De maneira que agora vai ela vai apenas no desdobramento. Acho que esse período ela pode fazer perfeitamente ter o seu funcionamento na data de eleição. 

REP: O senador Pedro Taques do PDT de Mato Grosso, que faz parte da CPI, adiantou que há um entendimento entre todos os integrantes da Comissão para a manutenção das sessões. Ele destacou que a agenda dos parlamentares não vai interromper as investigações do esquema de corrupção de Carlinhos Cachoeira. 

(Taques) A CPI não pode se pautar pelo calendário eleitoral. O calendário eleitoral existe a cada dois anos e o Senado precisa exercer a sua atribuição, entre elas, a de investigar através da CPI. 

REP: Outro integrante da CPI, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, declarou que nem mesmo o julgamento do "Mensalão" pelo Supremo Tribunal Federal vai atrapalhar os trabalhos da Comissão. 

(Randolfe) A CPI tem que funcionar independentemente de qualquer julgamento e do processo eleitoral. Quem se dispôs a estar na CPI tem que ter a consciência de que o seu papel é participar do que eu acho que é hoje a maior investigação da história da República por conta do montante de recursos mobilizados pelo esquema Cachoeira-Delta. 

REP: Na próxima terça-feira, está marcado o depoimento da atual esposa de Cachoeira, Andressa Mendonça, e do policial aposentado Joaquim Neto. No dia seguinte, serão ouvidos a ex-mulher do contraventor, Andréa Aprígio, e o contador Rubmaier de Carvalho.
02/08/2012, 01h46 - ATUALIZADO EM 02/08/2012, 01h46
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00