Ficha Limpa para contratação de servidores pode ser votada — Rádio Senado

Ficha Limpa para contratação de servidores pode ser votada

LOC: A PEC DA "FICHA LIMPA" PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES PODE SER VOTADA PELO SENADO NOS PRÓXIMOS DIAS. 

LOC: E, ALÉM DESTA PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL QUE AGUARDA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO, OUTRO PROJETO FOI APRESENTADO PARA SELECIONAR INDICADOS A CARGOS EM COMISSÃO NO SENADO. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) O projeto de resolução do senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, impede a contratação, pelos senadores, de ocupantes de cargos de confiança que não tenham a ficha limpa, a exemplo do que já foi aprovado para os cargos eletivos. Entre os impedimentos está a condenação, há menos de oito anos, por crimes dolosos relacionados à administração pública, à economia popular, à saúde pública, e também por conta de formação de quadrilha e atuação em organização criminosa. Pelo texto, contas rejeitadas no setor público também podem impedir a contratação de um funcionário para o gabinete parlamentar. O autor do projeto, senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, acha que o Senado precisa dar o exemplo e adotar, internamente, as regras da Ficha Limpa: 

(Randolfe Rodrigues) Se os já estabelecemos no ordenamento jurídico que tem que ter vedação para quem concorre a cargo eletivo ocupar algum mandato, da mesma forma não pode alguém que tem alguma condenação em órgão colegiado também estar apto a assumir um cargo de confiança. 

(Repórter) Randolfe Rodrigues vai pedir pressa na análise da matéria, que ainda está na Comissão de Constituição e Justiça. Ele justifica que, como se trata de projeto de resolução, que vale apenas para o Senado, a votação é mais simples. Já a Proposta de Emenda Constitucional de autoria do ex- senador Roberto Cavalcanti, alcança toda a Administração Pública. Ela precisa passar por duas votações no Senado e outras duas na Câmara.
01/08/2012, 08h28 - ATUALIZADO EM 01/08/2012, 08h28
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00