Multa pela remarcação poderá ser de no máximo 10% do valor do bilhete — Rádio Senado

Multa pela remarcação poderá ser de no máximo 10% do valor do bilhete

LOC: PROJETO DA SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, PREVÊ QUE A MULTA PELA REMARCAÇÃO OU CANCELAMENTO DE PASSAGENS AÉREAS PODERÁ SER DE NO MÁXIMO DEZ POR CENTO DO VALOR DO BILHETE. 

LOC: A PROPOSTA SERÁ DISCUTIDA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER): Pelo projeto da senadora Ana Amélia, as companhias aéreas poderão cobrar no máximo dez por cento do valor de qualquer tipo de passagem, para sua remarcação ou cancelamento. Hoje o Código Brasileiro de Aeronáutica prevê essa taxa, mas deixa de fora as passagens adquiridas em tarifas promocionais. A proposta de Ana Amélia estabelece também o prazo de um ano para o passageiro remarcar ou cancelar o bilhete. A senadora do PP do Rio Grande do Sul afirmou que as companhias aéreas vem cobrando taxas abusivas pela remarcação das passagens, o que em sua opinião, não se justifica. 

(Ana Amélia): às vezes você tem que alterar o vôo, a companhia simplesmente te cobra o dobro da passagem que você originalmente pagou. Então, ela pode cobrar, porque você altera, tem problema de lotação e tal, no máximo de dez por cento sobre o valor que ela pode cobrar e não fazer o que ela ta cobrando hoje que cobra uma exorbitância. 

(Repórter): O senador Aloísio Nunes, do PSDB de São Paulo, que é o relator da matéria, apresentou parecer favorável. Ele acredita que a proposta de Ana Amélia preenche uma falha existente no Código Brasileiro de Aeronáutica. Se for aprovado pela CCJ o projeto segue direto para análise do Plenário do Senado.
30/07/2012, 02h23 - ATUALIZADO EM 30/07/2012, 02h23
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00