CPI tem quatro depoimentos agendados para a próxima semana — Rádio Senado

CPI tem quatro depoimentos agendados para a próxima semana

LOC: A CPI MISTA DO CACHOEIRA RETOMA OS TRABALHOS NA PRÓXIMA SEMANA COM QUATRO DEPOIMENTOS.

LOC: E O PRESIDENTE DA COMISSÃO MINIMIZA EVENTUAIS DECISÕES DOS CONVOCADOS DE PERMANECEREM EM SILÊNCIO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) O presidente da CPI Mista do Cachoeira, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, pretende realizar uma sessão administrativa nesta quinta-feira. No encontro, serão votados diversos requerimentos, entre eles os de reconvocação do contraventor Carlos Ramos e do governador de Goiás, Marconi Perillo. Caso não consiga acordo para a realização da reunião administrativa para esta semana, o presidente da CPI afirmou que a votação dos requerimentos já está marcada para o dia 15. No dia 7, estão previstos os depoimentos da atual esposa de Cachoeira, Andressa Mendonça, e do policial aposentado Joaquim Neto. No dia seguinte, serão ouvidos a ex-mulher do contraventor, Andréa Aprígio, e o contador Rubmaier de Carvalho. O presidente da CPI admitiu que ouvir as testemunhas é um desafio para a Comissão.

(Vital do Rêgo) Mas como tomar depoimentos se os depoentes estão presos e se estão sendo argüidos às suas responsabilidades em inquéritos tramitando nas competentes Varas Federais? Eles vão estar aqui falando ou fazendo as suas defesas no momento em que serão automaticamente julgados?

(REPÓRTER) O senador Vital do Rêgo sugeriu que os integrantes da Comissão apostem nos documentos já em poder da CPI e não nos depoimentos. Ele lembrou que dos 24 convocados, 13 se recusaram a responder às perguntas. Vital do Rêgo destacou que os advogados dos depoentes orientaram todos a permanecerem calados para não produzirem provas contra eles durante depoimento à CPI. 

(Vital do Rêgo) Por exemplo, quando 13 ficaram calados, exercendo seu direito constitucional é porque claramente suas defesas não quiseram que no momento em que as audiências de instrução e julgamento estão para acontecer, que eles exercessem aqui qualquer mecanismo de defesa sob pena que essas defesas poderão estar sendo postas antes das audiências em que serão apenados ou não na 11ª Vara.  

(REPÓRTER) Por enquanto, o contador Rubmaier de Carvalho foi o único que já recorreu ao Supremo Tribunal Federal para não prestar depoimento à CPI.
30/07/2012, 02h23 - ATUALIZADO EM 30/07/2012, 02h23
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00