Congresso criou o Sistema Nacional de Segurança Pública — Rádio Senado

Congresso criou o Sistema Nacional de Segurança Pública

LOC: FOI SANCIONADA NESTE MÊS A LEI QUE CRIOU O SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, PRISIONAL E SOBRE DROGAS. 

LOC: A MATÉRIA APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL NO PRIMEIRO SEMESTRE BUSCA COMBATER A CRIMINALIDADE E MELHORAR A VIDA NAS CIDADES. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) O Sistema Nacional de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas, Sinesp, vai centralizar informações como ocorrências criminais, registro de armas de fogo, entrada de estrangeiros do país, pessoas desaparecidas; condenações e mandados de prisão; tráfico e apreensão de crack e outras drogas. O objetivo é permitir a troca de dados entre os órgãos de segurança de estados e municípios com o governo federal. O senador Pedro Taques, do PDT do Mato Grosso, que é presidente da Subcomissão de Segurança Pública, disse que o sistema vai garantir estatísticas mais confiáveis e ajudar a combater a criminalidade. 

(Pedro Taques) “Hoje pesquisas revelam que a maioria dos crimes ocorrem no mesmo local, no mesmo horário. E esse projeto supera a dúvida a respeito dos dados que os Estados infelizmente não mandam para esse Sistema Nacional. E isso, resolve a questão do repasse dos recursos da União para os Estados de forma político-partidária. E nós já notamos, mais uma vez, a importância desse projeto para superar, por exemplo, os homicídios que ocorrem no Brasil sem solução”. 

(Repórter) Pela nova lei, governadores e prefeitos só terão acesso aos recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e do Fundo Penitenciário se adotarem um plano de combate à violência e participarem do Sinesp. A proposta original foi apresentada em 2003 pelo senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo.
26/07/2012, 05h18 - ATUALIZADO EM 26/07/2012, 05h18
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00