Consórcio que ganhou concessão vai começar a assumir gestão do terminal — Rádio Senado

Consórcio que ganhou concessão vai começar a assumir gestão do terminal

LOC: O CONSÓRCIO QUE GANHOU A CONCESSÃO DO AEROPORTO DE BRASÍLIA VAI COMEÇAR A ASSUMIR A GESTÃO DO TERMINAL. 

LOC: MAS, SENADORES DA SUBCOMISSÃO DE AVIAÇÃO CIVIL COBRAM UM NOVO MARCO REGULATÓRIO E MAIS INVESTIMENTOS PARA O SETOR . REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A autorização da Anac é o primeiro passo para que o consórcio Inframérica, vencedor do leilão do aeroporto de Brasília, passe a controlar as operações do terminal. O processo pode levar até três meses para ser concluído. A empresa precisa apresentar, por exemplo, o planejamento para as obras de ampliação do aeroporto, além dos planos de manutenção e de exploração. A Anac também reduziu em 43 centavos a tarifa de embarque paga pelos passageiros no aeroporto Juscelino Kubitscheck. O novo valor será de 21 reais e 14 centavos. O presidente da Subcomissão de Aviação Civil, senador Vicentinho Alves, do PR de Tocantins, espera que a concessão dos aeroportos melhore a qualidade dos serviços, com o aumento dos investimentos em infraestrutura e segurança. Ele defende também uma nova legislação para o transporte aéreo: 

(Vicentinho Alves) Uma atividade econômica extremamente moderna e dinâmica, mas que conta com um marco regulatório anacrônico. O código brasileiro de aeronáutica, por exemplo, é de 1986, em vigor há mais de 25 anos. De lá para cá houve uma verdadeira transformação no setor da aviação civil sem uma política pública que assegure desenvolvimento da aviação civil. 

(Repórter) O senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, que também faz parte da Subcomissão de Aviação Civil, avalia que, apesar do processo de concessão dos aeroportos à iniciativa privada, a situação não deve melhorar até a Copa de 2014: 

(Ivo Cassol) Está vindo a Copa do mundo e nós vamos passar vergonha. Não adianta dizer que não que vamos passar vergonha sim. Vamos passar vergonha em questão de hotel, vamos passar vergonha em questão de aeroportos, vamos passar vergonha em tudo. Vamos tentar diminuir isso a nível nacional, mas é inevitável. Agora, gente, com o dia a dia nosso. É um desrespeito. A pessoa já chega cansada, você já ta com duas, três horas e meia. Aí depois de três horas e meia você fica mais uma hora pra esperar mala? 

(Repórter) Para facilitar a vida dos passageiros nos aeroportos, a Anac deve editar nos próximos meses novas regras para o extravio de bagagens, com o estabelecimento de um prazo máximo de 30 dias para o pagamento de indenizações, e a proibição de cobrança pela bagagem de mão, que terá um controle maior do limite de peso.
24/07/2012, 05h27 - ATUALIZADO EM 24/07/2012, 05h27
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00