TSE aponta 2% dos municípios com apenas um candidato a prefeito — Rádio Senado

TSE aponta 2% dos municípios com apenas um candidato a prefeito

LOC: O SENADOR CLÉSIO ANDRADE, DO PMDB DE MINAS GERAIS, ACREDITA QUE A BOA AVALIAÇÃO DE CANDIDATOS À REELEIÇÃO PODE EXPLICAR POR QUE EM ALGUMAS CIDADES SÓ HÁ UM CANDIDATO À PREFEITO.  

LOC: UM LEVANTAMENTO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL APONTA QUE ISSO DEVE ACONTECER EM QUASE 2% DOS MUNICÍPIOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) Dados do Tribunal Superior Eleitoral, divulgados em 15 de julho, apontam que em 106 dos cinco mil e quinhentos e sessenta e cinco municípios do Brasil há apenas um candidato nas eleições para as prefeituras. Nesses casos, o eleitor poderá votar no candidato, anular o voto ou votar em branco. O estado com o maior número de cidades com apenas um concorrente ao cargo de prefeito é Minas Gerais. Para o senador Clésio Andrade, isso é compreensível, uma vez que Minas tem 853 municípios, o que corresponde a quase 17% das cidades do país. Mas, para o senador do PMDB mineiro, essa situação não deve trazer prejuízos, uma vez que normalmente ocorre em casos de reeleição, com prefeitos muito bem avaliados. 

(Clésio Andrade) Não acredito que haja prejuízo. Eu acho que no momento que o candidato à reeleição está sendo bem avaliado, automaticamente a oposição enfraqueceu, então isso é natural. Significa que o prefeito está fazendo um bom trabalho, porque é muito difícil um prefeito ficar sozinho disputando uma eleição quando ele está mal avaliado. É sinal que ele está bem avaliado. 

(Repórter) De acordo com a legislação, em cidades com mais de 200 mil eleitores, é eleito o candidato que obtiver 50% mais um dos votos válidos. Nos municípios menores vence quem conquistar a maioria simples dos votos válidos.
23/07/2012, 04h46 - ATUALIZADO EM 23/07/2012, 04h46
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00