Sancionada lei que permite venda de remédios veterinários genéricos — Rádio Senado

Sancionada lei que permite venda de remédios veterinários genéricos

LOC: FOI SANCIONADA A LEI QUE PERMITE O REGISTRO E A VENDA DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS DE USO VETERINÁRIO. 

LOC: AUTOR DA LEI, O SENADOR BENEDITO DE LIRA PREVÊ UMA REDUÇÃO DE ATÉ 40 POR CENTO NOS PREÇOS. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Se os genéricos reduziram preços de medicamentos de uso humano, por que não fazer o mesmo com os produtos de uso animal? Essa é a lógica da lei que prevê a entrada de remédios veterinários genéricos no mercado, publicada na edição de 20 de julho do Diário Oficial da União e que entra em vigor daqui a 90 dias. É o que explica o autor da iniciativa, o senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas. 

(BENEDITO) Do suíno, ao caprino, ao bovino, à ave, enfim, todos aqueles que vivem desse ramo vão ter acesso ao medicamento com custo bem mais barato, de 30 a 40 por cento de decréscimo dos valores dos atuais produtos de marca do mercado. 

(REPÓRTER) Para Benedito de Lira, a chegada dos genéricos vai melhorar a qualidade dos rebanhos. (BENEDITO – 17”) Os custos com medicamentos de marca são custos elevadíssimos, e muitos e muitos dos nossos pequenos, e até dos médios criadores, não têm tido a oportunidade de ter acesso a esse tipo de medicamento. E logicamente a saúde sanitária de seus rebanhos deixa muito a desejar. (REPÓRTER) O projeto que deu origem à lei foi apresentado em 2003, quando Benedito de Lira era deputado federal. A presidente Dilma Rousseff sancionou o texto com três vetos. Um deles retirou o parágrafo que determinava que os genéricos teriam preferência sobre os produtos de marca nas compras feitas pelo governo. O argumento para o veto é que a medida poderia prejudicar a competitividade e impedir a redução de preços dos medicamentos de uso veterinário.
20/07/2012, 12h14 - ATUALIZADO EM 20/07/2012, 12h14
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00