Líderes buscam acordo para votar LDO ainda esta semana — Rádio Senado

Líderes buscam acordo para votar LDO ainda esta semana

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS BUSCAM ACORDO PARA VOTAR AINDA NESTA SEMANA A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS. 

LOC: A OPOSIÇÃO NEGA EXIGÊNCIAS PARA A LIBERAÇÃO DAS EMENDAS EM TROCA DA APROVAÇÃO DA LDO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN 

TÉC: Sem a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, senadores e deputados não podem entrar de recesso na quarta-feira. O projeto, que serve de base para a elaboração do Orçamento Geral da União, está na Comissão Mista de Orçamento e ainda precisa ser aprovado também pelo Plenário do Congresso Nacional. Os líderes da base aliada alegam que a dificuldade para a votação da LDO é a oposição, que pressiona o governo federal a cumprir com o acordo para a liberação das emendas parlamentares, que são recursos que bancam obras e projetos de deputados e senadores nos estados. O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, fez um apelo em favor de um acordo, ao destacar que a equipe econômica só pode enviar o Orçamento Geral da União de 2013 após a aprovação da LDO. 

(Jucá) Vamos fazer um esforço nesta segunda, terça e até quarta-feira para votar a matéria na Comissão Mista de Orçamento quanto no Plenário. É importante que haja um entendimento e é importante inclusive que a oposição possa colaborar na tramitação. A LDO é importante porque permite o governo fazer o Orçamento de 2013. Esse Orçamento precisa ser encaminhado ao Congresso até o final de agosto. Portanto, é muito importante que possamos votar a LDO nesta semana. 

REP: O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, negou que a oposição seja a responsável pela falta de acordo. Ele lembrou que todo ano os próprios parlamentares da base aliada se valem da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para pressionar o Palácio do Planalto. 

(A.Dias) Sempre usam a oposição. Mas a oposição não tem número para rejeitar nada. Quando o governo quer, passa o rolo compressor e consegue o que deseja. Esse é um problema do governo. Todos os anos, por incapacidade do governo, ficamos até o último segundo desse jogo. E alguns parlamentares fazendo essa pressão, barganhando emendas, não só as parlamentares, mas mesmo na composição do Orçamento final. 

REP: A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013 prevê um salário mínimo próximo de R$ 668, além de reajustes para diversas categorias do funcionalismo público. Segundo a LDO, a estimativa de crescimento da economia no ano que vem será de 5,5% e a de inflação é de 4,5%.
16/07/2012, 01h17 - ATUALIZADO EM 16/07/2012, 01h17
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00