Movimentos sociais elogiam atuação da Comissão de Direitos Humanos — Rádio Senado

Movimentos sociais elogiam atuação da Comissão de Direitos Humanos

LOC: MOVIMENTOS SOCIAIS E DOS TRABALHADORES ELOGIAM A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO PELO SEU CARÁTER DEMOCRÁTICO.  

LOC: NESTA QUINTA-FEIRA FOI FEITO UM BALANÇO DOS TRABALHOS DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE. CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Representantes de diversos movimentos sociais e dos trabalhadores estiveram na Comissão de Direitos Humanos para fazer um balanço do que foi feito até agora e os objetivos para o 2º. semestre. E o presidente da Comissão, senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, disse que enquanto estiver ocupando este posto a Comissão continuará sendo o que ele chama de "a trincheira da classe trabalhadora no Congresso". 

(PAULO PAIM): A CDH tem sido um palco para todos os debates, negros, índios, ciganos, deficientes, aposentados, pensionistas, jovens, mulheres, idosos, trabalhadores de todas as correntes, de todas as matrizes aqui sempre tiveram o seu espaço. Os imigrantes, os motoristas, os líderes das Centrais, das Confederações. Projetos que nós aqui aprovamos relevantes para a sociedade, como por exemplo da regulamentação da profissão dos motoristas, o projeto dos autistas que passou por aqui, como também o dos comerciários. 

(REP): Dezenas de representantes do movimento social e do Governo também estiveram presentes e elogiaram os trabalhos da Comissão. Um exemplo foi Luis Festino, representante dos trabalhadores do setor de transporte. 

(LUIS FESTINO): Foi feito muita coisa principalmente aqui na Comissão. Um espaço que a gente agradece e espera continuar com esta oportunidade de apresentar as situações que a gente tem vivido no dia-a-dia. 

(REP): O Secretário Geral da OAB, Marcos Furtado, também acredita que a Comissão cumpre papel relevante para o país. 

(MARCOS FURTADO): A discussão no âmbito desta Comissão da Comissão da Verdade. Quer dizer, a Comissão da Verdade é uma outra conquista da sociedade brasileira. Com aquele intuito de que não podemos esquecer para jamais repetir. E a Comissão da Verdade foi discutida, senador Paim nos convidou. Então o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil poderia relatar outros trabalhos em parceria com a Comissão, por exemplo a própria Lei Ficha Limpa. 

(REP): O Secretario Executivo da Secretaria da Igualdade Racial, Mario Teodoro, também falou sobre a parceria com a Comissão para a aprovação de cotas para estudantes das escolas públicas, negros e índios nas Universidades. 

(MARIO TEODORO): O projeto tava parado há quase uma década e a partir deste esforço da Comissão ele conseguiu ser levado adiante, já está prestes a ser votado. Eu reputo isto como um marco. 

(REP): Para o 2º. semestre o senador Paulo Paim disse que as prioridades serão tentar acabar com o "Fator Previdenciário", aprovar o "Estatuto do Motorista" e lutar pelo fim do voto secreto no Congresso.
12/07/2012, 01h30 - ATUALIZADO EM 12/07/2012, 01h30
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00