Aprovado relatório da MP que complementa novo código — Rádio Senado

Aprovado relatório da MP que complementa novo código

LOC: O RELATÓRIO PRINCIPAL DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE COMPLEMENTA O NOVO CÓDIGO FLORESTAL FOI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA.
 
LOC: AS PROPOSTAS DE MUDANÇAS NO TEXTO APRESENTADAS POR DEPUTADOS E SENADORES SERÃO EXAMINADAS EM AGOSTO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(Repórter) Apesar da tentativa de parte da bancada ruralista de impedir na Comissão Mista a votação do relatório da MP que complementa o Código Florestal, o texto apresentado pelo senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, foi aprovado com 16 votos favoráveis. Ficou decidido também que, em agosto, a comissão vota os 343 destaques apresentados. Os destaques são sugestões de mudanças que podem ser examinadas após a aprovação do texto principal. O senador Luiz Henrique ressaltou a importância de um entendimento ainda maior em torno do Código Florestal.
 
(Luiz Henrique) A elaboração deste projeto deve ter o mínimo de consenso. O mínimo de convergência que permita uma votação no Senado e na Câmara dos Deputados e que não enseje o veto presidencial. É nessa direção que nós sempre norteamos o nosso trabalho. Efetivamente já avançamos muito.
 
(Repórter)  A votação dos destaques em agosto, apesar dos esforços do relator, promete ser tensa. O deputado federal Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, quer saber quem vai arcar com as despesas que os produtores rurais terão para se adequarem às exigências da proposta.
 
(Ronaldo Caiado) Nós não podemos elaborar uma lei que seja tipo linguagem de horóscopo, todo mundo lê, todo mundo se adequa aquilo.Estou perguntando objetivamente quem vai pagar a conta. A qualquer produtor rural europeu ou americano, se vão estender a área, ele tem direito a ter a remuneração digna. 

(Repórter) Uma das controvérsias é a recuperação de vinte metros de mata ciliar, que é a vegetação nas beiras de cursos d’água, como os rios, em propriedades de porte médio, com tamanho de quatro a dez módulos fiscais. Os ruralistas querem que essa faixa seja de, no máximo, 15 metros.
12/07/2012, 06h32 - ATUALIZADO EM 12/07/2012, 06h32
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00