Comissão debate com Mercadante greve das universidades federais — Rádio Senado

Comissão debate com Mercadante greve das universidades federais

LOC: A GREVE PROLONGADA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS FOI TEMA DE DISCUSSÃO COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. 

LOC: O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, ALOIZIO MERCADANTE, PARTICIPOU DAS DISCUSSÕES. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Na audiência pública da comissão de educação, os senadores aproveitaram a presença do ministro Aloizio Mercadante para discutir a paralisação das aulas nas universidades federais. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, criticou a duração da greve que, em algumas instituições, já chega há dois meses. 

(Cristovam Buarque) “Eu creio que, daqui para frente, precisávamos transformar essas greves trágicas em algo positivo, e algo positivo é uma negociação em que se diga o que a universidade vai dar ao País também. E não só o que o País, através do Governo, vai dar para os professores”.  

(Repórter) os senadores da comissão de educação colocaram-se a disposição para contribuir com o governo federal na solução do impasse e na retomada das aulas. O ministro da educação Aloizio Mercadante explicou que o MEC trabalha para chegar a uma negociação junto ao ministério do planejamento e a presidência da república e defende a valorização da carreira. 

(Aloizio Mercadante) “O MEC não discute folha de pagamento. Não temos autonomia. Tenho discutido dentro do governo pra encontrar boas soluções. (...). Em relação aos docentes universitários, sempre tivemos o compromisso de um plano de carreira que valorize dedicação exclusiva e titulação”. 

(Repórter) Como forma de melhorar a remuneração dos professores e os investimentos da pasta, Mercadante pediu o apoio dos parlamentares para garantir que os royalties do pré-sal sejam usados para financiar a educação, desde a pré-escola até a universidade.
11/07/2012, 01h59 - ATUALIZADO EM 11/07/2012, 01h59
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00