Senado aprova fim do voto secreto nos processos de cassação — Rádio Senado

Senado aprova fim do voto secreto nos processos de cassação

LOC: O SENADO DEU MAIS UM PASSO PARA A EXTINÇÃO DOS VOTOS SECRETOS NOS PROCESSOS DE CASSAÇÃO DE MANDATOS DE PARLAMENTARES. 

LOC: A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL QUE ACABA COM ESSA POSSIBILIDADE FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) Os senadores aprovaram uma mudança na Constituição para que em casos de análise de perda de mandato de deputados e senadores os votos sejam abertos. A proposta de emenda constitucional foi apresentada em 2007, pelo senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, considerou um grande passo o Senado acabar com esse tipo de votação. 

(Randolfe Rodrigues) já é formidável o Senado da República no dia de hoje acabar com voto secreto para votações de apreciação de decoro parlamentar. 

(Repórter) O senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, lembrou que nos dias atuais não têm mais cabimento os votos secretos. 

(Antonio Carlos Valadares) O voto secreto existiu na época do absolutimso quando o parlamento tinha que se proteger da vontade única que predominava que era a vontade do monarca. 

(Repórter) O senador Paulo Paim queria mais. Segundo o representante do PT do Rio Grande do Sul, o Senado devia ter aprovado uma proposta apresentada por ele que acabaria com toda modalidade de voto secreto, incluindo a indicação de autoridades e a apreciação de vetos presidenciais. 

(Paulo Paim) ter medo de votar um veto. Então tem que sair da vida pública. Eu sou da base do governo, mas bote aqui a votação o fator previdenciário para ver como é que eu voto. 

(Repórter) A proposta de emenda constitucional que acaba com o voto secreto nos processos de cassação de mandato vai ser agora examinada na Câmara dos Deputados.
04/07/2012, 08h50 - ATUALIZADO EM 04/07/2012, 08h50
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00