Documento da Rio+20 não é ideal mas foi o possível, diz Sérgio Souza — Rádio Senado

Documento da Rio+20 não é ideal mas foi o possível, diz Sérgio Souza

LOC: O MAIOR LEGADO DA RIO MAIS VINTE FOI O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A ECONOMIA VERDE.

LOC: A ANÁLISE É DO PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA PERMANENTE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, QUE FEZ NESTA QUARTA-FEIRA UMA ANÁLISE SOBRE A CONFERÊNCIA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(REPÓRTER) O deputado Márcio Macedo, do PT de Sergipe, acredita que a Rio+20 contribuiu para que o tema desenvolvimento sustentável ficasse mais popular. O presidente da Comissão lembrou que foi mais de um ano de preparação para a conferência, e grande interesse por parte da imprensa. Esses dois fatores, para ele, levaram o debate para o conjunto da sociedade.

(MÁRCIO MACEDO) Se esse tema se tornar um tema mais popular, se a sociedade abraçar o legado da Rio+20 e entender que é uma das prioridades para o nosso país, acho que a Rio+20 cumpriu o seu papel.

(REPÓRTER) Já o relator da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, ressaltou que o documento final da Rio+20 não é o ideal, mas foi o possível. 

(SÉRGIO SOUZA) No momento de instabilidade econômica que vive o planeta, aonde países mais desenvolvidos sofrem com a sua instabilidade econômica. A zona do Euro tem um problema gravíssimo. Os Estados Unidos está recém saído de uma crise. E o fato de nós não criamos metas ousadas ou um fundo para a governança global, como queriam muitos países, inclusive o Brasil, isso não traz de forma nenhuma, na minha opinião, um prejuízo.

(REPÓRTER) A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas decidiu que uma subcomissão vai acompanhar a próxima Convenção do Clima, a COP 18, que acontece no Qatar. Além disso, foi criada uma subcomissão permanente para monitorar a implementação das medidas aprovadas na Rio+20.
04/07/2012, 05h02 - ATUALIZADO EM 04/07/2012, 05h02
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00