Projeto torna mais severa punição a adolescentes reincidentes — Rádio Senado

Projeto torna mais severa punição a adolescentes reincidentes

LOC: UMA PROPOSTA EM ANÁLISE NO SENADO QUER TORNAR MAIS SEVERA A PUNIÇÃO AOS ADOLESCENTES QUE COMETEM CRIMES. 

LOC: A EXPECTATIVA É AUMENTAR A PUNIÇÃO QUANDO OS JOVENS CRIMONOSOS FOREM REINCIDENTES. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Acabar com a sensação de impunidade sem defender a tese da redução da maioridade penal. Esta é a proposta apresentada pelo projeto do senador Sergio Souza, do PMDB do Paraná. A matéria propõe uma alteração no estatuto da criança e do adolescente para permitir que nos casos em que o adolescente cometa uma infração equiparada a um crime considerado grave, pela segunda vez, ele cumpra a pena prevista pelo código penal. Sergio Souza explicou como o projeto funcionaria na prática. 

(Sergio Souza): por exemplo, um crime que a pena passe a ser de 10 anos, no código penal. Esse menor não vai estar sujeito tão somente a pena de 3 anos, no caso de reincidência de crime grave, e sim será a pena de dez anos segundo o código penal. 

(Repórter):  O senador frisou que a medida só vai ser aplicada nos casos de reincidência nos crimes graves. A medida também garante que até os dezoito anos o adolescente infrator deverá ser atendido nos centros de internação, e só depois dessa idade vai cumprir a pena segundo o código de execuções penais. A proposta está em análise na comissão de direitos humanos e depois segue para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
03/07/2012, 01h15 - ATUALIZADO EM 03/07/2012, 01h15
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00