Subcomissão ouve membros do Conselho Curador do Fundo — Rádio Senado

Subcomissão ouve membros do Conselho Curador do Fundo

LOC: A SUBCOMISSÃO DO SENADO QUE ESTUDA MUDANÇAS NO FGTS OUVIU NESTA QUINTA-FEIRA OS MEMBROS DO CONSELHO CURADOR DO FUNDO, QUE MANTÉM ATIVOS CERCA DE 260 BILHÕES DE REAIS.

LOC: O PAPEL SOCIAL DO FGTS NO PROGRAMA "MINHA CASA MINHA VIDA" E NOS INVESTIMENTOS DO "PAC" FORAM RESSALTADOS PELOS PARTICIPANTES. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.
 
(Repórter) O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma conta mantida pela Caixa Econômica Federal, referente a 8% do salário de cada trabalhador, que é descontado em forma de poupança e que pode ser sacado em casos específicos. Os recursos do Fundo também vem sendo cada vez mais usados como parte do pagamento na realização do sonho da casa própria por milhões de trabalhadores de nosso país, dentro das ações do programa "Minha Casa Minha Vida", como foi ressaltado pelos participantes da reunião na Subcomissão que estuda as mudanças na Lei que rege o Fundo, que ouviu nesta quinta-feira os membros do Conselho Curador. Também foi destacado o papel do FGTS nas ações do PAC. E é justamente por causa da relevância das ações vinculadas ao dinheiro do FGTS que o Senado vem estudando a modernização da Lei. A relatora, senadora Marta Suplicy do PT de São Paulo, informou já estar entrando na fase de finalização de seu trabalho, construído dentro da filosofia de não prejudicar a classe trabalhadora e potencializar a capacidade de investimento do FGTS.
 
(Marta Suplicy) O mais importante é que nós consigamos avançar o máximo possível na modernização, quer dizer proteger o trabalhador e ao mesmo tempo continuar que ele seja um instrumento de política pública. Este é o grande desafio para criar algo muito inovador.
 
(Repórter) Marta lembra a importância dos recursos movimentados pelo Fundo.
 
(Marta Suplicy) Um total de ativos de 260 bilhões e 300 milhões. 194 bilhões e 300 milhões de depósitos nas Contas Vinculadas e patrimônio líquido de 35 bilhões e 900 milhões. O Fundo também é muito lucrativo, auferindo resultado líquido positivo de 5 bi e 300 milhões. O Fundo conta ainda com 110 bilhões e 400 milhões de Operações de Crédito ativas.
 
(Repórter) Outras Audiências Públicas serão feitas, e o objetivo é que o texto já esteja pronto para votação pelo Senado em outubro.
28/06/2012, 01h54 - ATUALIZADO EM 28/06/2012, 01h54
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00