Base aliada e oposição divergem sobre programa do governo — Rádio Senado

Base aliada e oposição divergem sobre programa do governo

LOC: O LANÇAMENTO DO PAC EQUIPAMENTOS PELO GOVERNO FEDERAL REPERCUTIU DE MODO DIFERENTE ENTRE SENADORES DA BASE ALIADA E DA OPOSIÇÃO.

LOC: A INICIATIVA PREVÊ MAIS DE OITO BILHÕES EM COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARA AQUECER A ECONOMIA DO PAÍS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) Anunciado nesta quarta-feira pelo ministério da Fazenda, o PAC Equipamentos tem como proposta dar mais agilidade às compras governamentais nas áreas de saúde, educação, agricultura e defesa. Serão 8 bilhões e 400 milhões de reais disponibilizados para aquisição de equipamentos, com prioridade para aqueles produzidos no Brasil. O governo espera, com isso, aquecer a economia e combater os efeitos da atual crise financeira internacional. A medida foi elogiada pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre.

(JORGE VIANA) Todo esforço hoje para que o Brasil realmente consolide o crescimento sustentável se dá a partir dos investimentos públicos. Então eu acho que o PAC dos equipamentos ajuda a consolidar a industrialização do Brasil, que tem ser uma prioridade, porque é através dela que a gente tem o emprego duradouro e permanente, e vai consolidar o crescimento e o desenvolvimento do Brasil.

(REPÓRTER) Já o líder do PSDB, o senador Alvaro Dias, do Paraná, avalia que o PAC Equipamentos não é a medida ideal para resolver os problemas econômicos do país. 

(ALVARO DIAS) É uma medida pontual, ajuda pouco, o governo precisa adotar medidas mais profundas, as grandes reformas não acontecem, o governo se mantém nessa postura de adotar medidas na periferia da crise, não é solução para os problemas econômicos do Brasil.

(REPÓRTER) Com os 8 bilhões disponibilizados pelo PAC Equipamentos, a previsão total de investimentos para o Programa de Aceleração do Crescimento em 2012 chega a 51 bilhões de reais. 
27/06/2012, 08h42 - ATUALIZADO EM 27/06/2012, 08h42
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00