CE vai discutir criação do currículo nacional único para a educação básica — Rádio Senado

CE vai discutir criação do currículo nacional único para a educação básica

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI DISCUTIR NESTA QUARTA-FEIRA A CRIAÇÃO DO CURRÍCULO NACIONAL ÚNICO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.

LOC: TRÊS PROFESSORES FORAM CONVIDADOS PARA DEBATER O TEMA COM OS SENADORES. A AUDIÊNCIA PÚBLICA ESTÁ MARCADA PARA AS DEZ DA MANHÃ. REPORTAGEM BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER) O Ministério da Educação estuda implantar um currículo comum, tanto em termos de conteúdo quanto de material pedagógico, para todo o país. O currículo serviria ainda para definir os objetivos a serem alcançados pelas crianças ao final de cada período escolar. Para o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, o Congresso Nacional não pode ficar alheio a essa discussão. Por isso ele sugeriu a realização da audiência pública na Comissão de Educação.

(Armando Monteiro) Este é um assunto da maior relevância para o futuro do País. As Nações desenvolvidas, especialmente desde a divulgação internacional de resultados como o PISA tem promovido importantes revisões e atualizações em seus currículos, pois entendem que este é um instrumento central de competitividade e da formação de cidadãos para o um mundo cada vez mais dependente de conhecimento.

(REPÓRTER) A ideia de um currículo nacional comum já está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O Senado convidou para a audiência pública o professor e consultor de Matemática e Tecnologia da Fundação Getúlio Vargas, Osmar Nina Garcia Neto; a educadora e diretora da Escola Brasileira de Professores, Guiomar Nano de Melo, e a professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Paula Louzano.
25/06/2012, 01h05 - ATUALIZADO EM 25/06/2012, 01h05
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00