Senadores podem aprovar fim do voto secreto nesta semana — Rádio Senado

Senadores podem aprovar fim do voto secreto nesta semana

LOC: TRÊS MEDIDAS PROVISÓRIAS, ENTRE ELAS A QUE BENEFICIA AS MULHERES NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, SÃO OS PRIMEIROS ITENS DA PAUTA DO SENADO PARA ESTA SEMANA.

LOC: OS SENADORES TAMBÉM PODEM APROVAR O FIM DO VOTO SECRETO NAS VOTAÇÕES EM PLENÁRIO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) A primeira MP é a que autoriza a Eletrobrás a adquirir o controle acionário da Celg, a Companhia Elétrica de Goiás. A segunda medida provisória abre crédito extraordinário de 40 milhões de reais para o Ministério da Defesa. Em seguida está a MP que altera as regras do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, para garantir às mulheres a propriedade das residências em caso de separação. Também estão na ordem do dia do Senado três propostas de emenda à constituição que determinam o fim do voto secreto parlamentar. Uma das PECs tem como autor o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, que defendeu a aprovação de sua proposta por estabelecer o voto aberto em qualquer que seja a votação no plenário.

(PAULO PAIM) Eu estou muito animado, tenho conversado com muita gente, tenho recebido apoio das redes sociais, e inclusive o presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, divulgou um artigo muito interessante publicado em todos os jornais inclusive do Rio Grande do Sul, dizendo que ele apoia a PEC 50, então a PEC 50 tem o apoio de toda a sociedade organizada, e por quê? Porque ela de uma vez por todas diz que em nenhuma situação tem que ter voto secreto no Congresso Nacional.

(REPÓRTER) No total, 21 proposições legislativas estão na ordem do dia do plenário do Senado, aguardando deliberação dos senadores.
22/06/2012, 05h46 - ATUALIZADO EM 22/06/2012, 05h46
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00