Secretário-geral da ONU abre oficialmente a conferência — Rádio Senado

Secretário-geral da ONU abre oficialmente a conferência

LOC: O SECRETÁRIO-GERAL DA ONU ABRIU OFICIALMENTE A CONFERÊNCIA SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
 
LOC: O ENCONTRO VAI ATÉ SEXTA-FEIRA NO RIOCENTRO E A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF VAI CHEFIAR AS NEGOCIAÇÕES ENTRE OS CHEFES DE ESTADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER LEILA HERÉDIA:
 
(Repórter) Com a presença da presidente Dilma Rousseff, do secretário-geral da Onu, Ban Ki-Moon, e de dezenas de chefes de Estado e de outras autoridades, começou nesta quarta-feira a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, a Rio + 20. No discurso de abertura, o presidente do Conselho Econômico e Social, Milos Koterec, destacou a necessidade de monitorar os esforços para implementação das políticas de desenvolvimento sustentável e pediu que a sociedade civil abrace a causa. Vinte anos após a Eco-92, quando foram aprovadas ações para combater mudanças climáticas, desertificação e extinção das espécies, a expectativa é com relação ao texto final da Rio+20. O secretário-geral da Onu afirmou que essa nova chance não será desperdiçada. A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, compartilha a opinião.
 
(Ana Rita) Espero que a gente possa avançar mais. A Rio+20 tem que dar um salto de qualidade em comparação ao que foi a Eco-92. Nós precisamos avançar mais.
 
(Repórter) Presente ao encontro, o senador Eduardo Lopes, do PRB do Rio de Janeiro, lembra que esses três dias serão de intensa discussão, até se chegar ao documento final.

(Eduardo Lopes) Apesar do texto estar aquém do que nós esperávamos, creio que, ao longo do debate, ao longo das plenárias que vão acontecer, creio que pode-se conseguir, sim, algum avanço. Mas o final da conferência é que vai nos mostrar claramente isso.
 
(Repórter) A Rio+20 conta com a presença de mais de 193 líderes mundiais, entre eles os presidentes de Cuba, França, Irã, Venezuela e Espanha. Entre as ausências, estão Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, Angela Merkel, chanceler alemã, e David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido.
20/06/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 20/06/2012, 01h25
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00