TCU entrega relatório das contas do primeiro ano de mandato de Dilma — Rádio Senado

TCU entrega relatório das contas do primeiro ano de mandato de Dilma

LOC: OS MNISTROS DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO ENTREGARAM AO PODER LEGISLATIVO O RELATÓRIO DAS CONTAS DO PRIMEIRO MANDATO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. 

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA ESPERA QUE O CONGRESSO NACIONAL VOTE LOGO O PARECER. ELA DESTACOU QUE HÁ ORÇAMENTOS DE EX-PRESIDENTES AINDA NÃO ANALISADOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, recebeu oficialmente o parecer prévio do Tribunal de Contas da União referente ao primeiro ano de mandato da presidente Dilma Rousseff. Por ocasião da análise das contas, o relator, ministro José Múcio Monteiro, fez 25 ressalvas e 40 recomendações ao Poder Executivo. Entre elas estão a qualidade e o ritmo lento da execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, além da falta de investimentos. O ministro explicou que o parecer entregue ao presidente Sarney deverá ser analisado pela Comissão Mista de Orçamento. Mas minimizou o fato de as contas ainda não terem sido apreciadas. 

(Múcio) Poderíamos até creditar para o Tribunal de Contas o fato de o Congresso Nacional dizer e acreditar que o relatório prévio seja o definitivo. Ainda existe aqui uma conta por aprovar do governo Fernando Henrique. Existem todas as contas do governo Lula e hoje, o presidente Zymler entregou a primeira conta do governo Dilma.  

(REPÓRTER): A senadora Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul cobrou dos colegas a votação das contas dos ex-presidentes, que estão pendentes. Ela destacou que a Comissão Mista de Orçamento só se reúne quando o TCU recomenda a suspensão de repasses de verbas públicas para obras e projetos sugeridos por deputados e senadores, as chamadas emendas parlamentares. 

(Ana) Nessas circunstâncias, ela age. Politicamente, todo mundo vai para a tribuna e todo mundo fala. Agora, temos que fazer o trabalho de fazer a análise dessas contas para serem apreciadas. Veja só, apreciar hoje a última conta do ex-presidente FHC. Convenhamos que não há nenhuma justificativa para isso.  

(REPÓRTER): O presidente do TCU, ministro Benjamim Zymler, afirmou que o presidente do Senado se comprometeu em apreciar logo as contas encaminhadas pelo TCU.

(Zymler) Tivemos do presidente Sarney uma promessa de todo empenho de sua parte para que essas contas sejam julgadas para que essas contas sejam julgadas. É um ato simbólico importante em que o Poder Legislativo exerce um controle político sobre a ação do presidente da República na condução administrativa do nosso país.  

(REPÓRTER): O presidente do Senado destacou que, embora invisível, a tarefa mais importante do Congresso Nacional é a de analisar as contas públicas. José Sarney ressaltou que a relevância do TCU na modernização do país por meio das auditorias da Corte.
19/06/2012, 01h37 - ATUALIZADO EM 19/06/2012, 01h37
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00