Dívidas com a União poderão vir a ser pagas com obras de infraestrutura — Rádio Senado

Dívidas com a União poderão vir a ser pagas com obras de infraestrutura

LOC: O SENADOR ROBERTO REQUIÃO APRESENTOU UM PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA ESTADOS E MUNICÍPIOS A TROCAREM O PAGAMENTO DE DÍVIDAS COM A UNIÃO POR INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA.

LOC: GOVERNADORES E PREFEITOS TAMBÉM PODERIAM APLICAR O DINHEIRO EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Segundo Roberto Requião, senador pelo PMDB paranaense, os estados pagaram à União cerca de trinta bilhões de reais no ano passado. A ideia é permitir que governadores e prefeitos possam aplicar metade desse dinheiro em investimentos de infraestrutura, como construção de escolas, postos de saúde e reaparelhamento das forças policiais. A outra metade iria para melhorar a remuneração e contratar mais servidores das áreas de saúde, educação e segurança pública. Com essa medida, Requião diz que os estados vão recuperar a capacidade de investir. E de quebra, evitar que o país fique estagnado. 

(REQUIÃO): Quer dizer, os Estados deixam de amortizar os seus débitos, e o valor desses débitos transforma-se em investimento. Com isso, movimenta-se o círculo virtuoso da economia. Investimentos condicionam demandas, empregos, consumo. Reativam-se, dessa forma, plataformas industriais. Investimentos em rodovias, ferrovias, hidrovias, pontes, portos, aeroportos, hidrelétricas são a base indispensável para a retomada do desenvolvimento industrial. 

(REPÓRTER): O projeto de Lei Complementar do senador Roberto Requião será analisada pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos.
19/06/2012, 12h45 - ATUALIZADO EM 19/06/2012, 12h45
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00