Países em desenvolvimento defendem criação de um fundo ambiental — Rádio Senado

Países em desenvolvimento defendem criação de um fundo ambiental

LOC: NA ABERTURA OFICIAL DA RIO+20, OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO DEFENDERAM A CRIAÇÃO DE UM FUNDO DE 30 BILHÕES DE DÓLARES PARA FINANCIAR PROJETOS SUSTENTÁVEIS.
 
LOC: E ATÉ SEXTA-FEIRA, OS REPRESENTANTES DE 130 PAÍSES DISCUTEM AS PROPOSTAS QUE DEVEM SER NEGOCIADAS PELOS CHEFES DE ESTADO.
 
LOC: PARA A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, MESMO DIANTE DE UM CENÁRIO DE CRISE INTERNACIONAL É NECESSÁRIO CONCILIAR O CRESCIMENTO COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) No primeiro dia de debates da Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+ 20, um grupo de quase 80 países em desenvolvimento propôs a criação de um fundo ambiental de 30 bilhões de dólares, cerca de 60 bilhões de reais. O dinheiro seria usado para financiar projetos sustentáveis principalmente nos países mais pobres. A iniciativa deve fazer parte do documento final que vai ser negociado pelos chefes de Estado de cerca de 130 países que participam da Conferência e conta com o apoio do governo brasileiro. A proposta enfrenta a resistência dos mais desenvolvidos, principais afetados pela recente crise financeira internacional. Mas mesmo diante deste cenário, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que participou da abertura do pavilhão do Brasil na Rio+20, defendeu que é necessário conciliar o crescimento econômico e o combate a miséria com a preservação ambiental.
 
(Dilma) Nós não consideramos que o respeito ao meio ambiente só se dá em fases de expansão econômica; pelo contrário, nós consideramos que um posicionamento pró crescer, incluir, preservar e conservar é parte intrínseca de uma concepção de desenvolvimento. E sobretudo diante das crises.
 
(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, reconhece que a crise econômica é um dos principais entraves para as negociações. Mas espera que a Rio+20 consiga encontrar mecanismos para financiar as metas ambientais, sociais e econômicas que forem estabelecidas.
 
(Rodrigo Rollemberg) Este é o grande problema. O processo de implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável, especialemnte no que se refere ao financiamento, em função de que a crise econômica tem dificultado muito a situação dos potrenciais apoiadores deste processo”. São muitos temas, ainda existme muitas diverg~encias mas nós temos alguns avanços”(cardim) Até a próxima sexta-feira deve terminar a rodada preliminar de negociações sobre as propostas da Rio+20. O documento final vai ser negociado e votado pelos chefes de Estado e representantes de 193 países entre os dias 20 e 22. George Cardim, Rádio Senado na Rio Mais 20.
13/06/2012, 07h26 - ATUALIZADO EM 13/06/2012, 07h26
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00