Salários dos servidores do Congresso serão divulgados até final de julho — Rádio Senado

Salários dos servidores do Congresso serão divulgados até final de julho

LOC: A MESA DO SENADO ANUNCIOU NESTA QUINTA-FEIRA QUE VAI DIVULGAR OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO CONGRESSO NACIONAL ATÉ O FINAL DE JULHO.  

LOC: A DECISÃO ATENDE À LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO, QUE OBRIGA OS ÓRGÃOS PÚBLICOS A FORNECEREM OS DADOS SOLICITADOS PELA POPULAÇÃO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

Téc: Os salários dos servidores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal devem ser divulgados ao público até o final de julho. Os valores dos vencimentos, bruto e líquido, vão ser apresentados de forma individual, com o nome e o número de matrícula de cada funcionário. A decisão tomada pela Mesa do Senado busca adequar o Poder Legislativo à Lei de Acesso à Informação, que obriga os órgãos públicos a fornecerem os dados solicitados pelos cidadãos. Os critérios da publicação para consulta pela internet vão ser definidos com a Câmara dos Deputados e devem seguir o padrão estabelecido pelo Poder Executivo, que também, vai publicar o contracheque de seus servidores até o dia 30 de julho. Para o senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, a iniciativa vai garantir mais transparência. 

(Cacildo) Acho que é um direito, né. Nos que somos servidores públicos não tem porque nós não termos um livro aberto.. Nós somos um instrumento da sociedade e acho que a legislação prevê isto. Acho que ajuda a transparência, ajuda a sociedade, integra mais, hamoniza mais entre os que são ligados à coisa púbblica e os que não são.

(Repórter) Segundo os dados do Portal da Transparência, o Senado conta atualmente com cerca de 6.200 funcionários, sendo 3.100 efetivos e 3.100 comissionados.
31/05/2012, 01h53 - ATUALIZADO EM 31/05/2012, 01h53
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00